A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 05/11/2025 às 10:02
Mutirão contra a dengue acontece no José Ometto I e II no sábado
Ação faz parte do Dia D de mobilização estadual e será das 7h às 13h; objetivo é eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti
Último mutirão aconteceu em 25 de outubro no Jardim São João. Foto: Danilo Lima/Secom

 

No próximo sábado (8), a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, participa do Dia D de mobilização estadual contra a dengue, intensificando as ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Por isso, o Setor de Combate a Endemias fará um mutirão nos bairros José Ometto I e II, das 7h às 13h, para eliminar criadouros das residências e conscientizar a população.

Na semana que vem, de 10 a 14 de novembro, as equipes de Endemias também intensificarão as atividades com os objetivos de orientar os munícipes sobre a prevenção e controle da dengue. “Estamos entrando no período de chuvas mais intensas e devemos redobrar os cuidados com a dengue, sem deixar acumular água parada, que é onde o mosquito se prolifera. Se todos colaborarem, conseguiremos controlar melhor a doença na cidade, lembrando que tivemos muitos casos no início do ano e que a dengue pode matar”, disse Luciana Bianco, chefe do Setor de Combate a Endemias.

Ações simples podem ajudar a eliminar criadouros do mosquito da dengue. Não deixe água parada em potes e pratos de plantas; descarte corretamente o lixo doméstico e entulho; vede reservatórios e caixas d’água; desobstrua calhas, lajes e ralos; troque sempre a água do seu animal de estimação, lavando a vasilha com água e sabão.

 

Dengue em Araras

No boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (4), mais um óbito por dengue foi confirmado, o décimo deste ano em Araras. A vítima era um homem de 60 anos, sem comorbidades, que faleceu no dia 15 de agosto. O caso estava em investigação. A cidade também tem seis casos suspeitos aguardando resultado e, até agora, 3.897 casos confirmados de dengue, em 2025.

 

Materiais que podem servir de criadouro do mosquito foram retirados. Foto: Danilo Lima/Secom

 

 

Secom/Prefeitura de Araras