Presidente
Gabriela Zorzo Eliseu

Endereço
Rua 13 de Maio, 175, Centro, CEP 13600-091, Tel. (19) 3543-1702.

Em 17 de maio de 1983, por meio do Decreto nº 20.925, o Fundo de Assistência Social do Palácio do Governo transformou-se em Fussesp - Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, órgão ligado ao Gabinete do Governador, dirigido por um Conselho Deliberativo composto por seis membros, sob a presidência da esposa do Chefe do Executivo Estadual. Contando, inclusive, com uma Coordenadoria do Interior, o Fussesp fundamenta-se na consolidação do bem comum, possível com o envolvimento de todos os segmentos sociais, "pois quem participa da decisão se compromete com os resultados". A primeira presidente, Florinda Gomes Covas (Lila), iniciava assim "uma grande cruzada na tentativa de atrair a iniciativa privada a se engajar fortemente na luta para erradicação das desigualdades sociais. Luta esta do Governo e de todos os que habitam e trabalham no Estado de São Paulo".
Com a efetivação do Fussesp, os Fundos Sociais de Solidariedade Municipais, os chamados FSSMs, foram criados por Lei Municipal, sendo diretamente ligados ao Gabinete do Prefeito. Instituído um mês depois, o Fuss de Araras foi oficializado com a Lei nº 1.501, de 22 de junho de 1983. A população ararense, desta forma, passava a contar com um órgão cuja função prioritária é mobilizar a comunidade para o atendimento às suas necessidades e aspirações. O Fuss visa também articular recursos humanos, materiais, financeiros e institucionais junto a organizações governamentais e não governamentais voltadas à coletividade. Empenha-se ainda em valorizar, estimular e apoiar iniciativas destinadas à solução dos problemas locais, promover articulações e atuar integralmente com as unidades administrativas da Prefeitura Municipal ou outras entidades públicas ou privadas, atendendo algumas demandas de secretarias, principalmente das pastas da Saúde, Educação, Ação e Inclusão Social, Ação Cultural e Cidadania, Esportes, Lazer e Atividades Motoras, dentre outras. Dirigido por um Conselho Deliberativo composto por 13 membros escolhidos entre pessoas representativas dos diversos segmentos, é presidido pela primeira-dama. O mandato dos membros do Conselho é por dois anos, renovável a convite, e suas funções consideradas como prestação de serviços relevantes ao município. Tem caráter amplo, é flexível e direto em sua ação na defesa e promoção humana e na atuação como agente da política social.
Entre as atividades desenvolvidas pelo FUSS de Araras estão ações voltadas a gestantes, idosos, crianças, adolescentes, pessoas com necessidades especiais e em situação de vulnerabilidade social. O Fundo Social tem como foco ações solidárias, como Campanha do Agasalho, Campanha de Alimentos, doação de óculos, aparelhos adaptados ortopédicos e posturais, além de empréstimo de aparelhos para locomoção. Também é conhecido por aceitar doações e destiná-las integralmente para atender à demanda de munícipes. O Fuss desenvolve o projeto Padaria Artesanal, um curso que tem como objetivo a capacitação de homens e mulheres na fabricação de pães, visando à geração de emprego e renda, e inserindo o individuo no mercado de trabalho. Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza o Projeto Terceira Idade, em que são realizados encontros mensais com os integrantes dos grupos. Nele, são oferecidas oficinas como terceira idade online e ginástica, além de bailes temáticos com o intuito de oferecer aos idosos com mais de 60 anos momentos agradáveis e novas amizades, promovendo o bem estar. O Fundo Social de Solidariedade do Município de Araras tem efetiva participação na realização de eventos socioculturais e gastronômicos, promovidos na Praça Barão de Araras, como a Festa da Cidade, Arraial na Praça e Café com Chocolate.
Presidente
Gabriela Zorzo Eliseu
Formação:
...