Integração das regiões


Foto aérea da região central

A malha viária urbana conta com modernos sistemas que garantem fluidez de tráfego, facilitando o acesso ao município. Amplas avenidas, rotatórias e conjuntos de pontes sobre os ribeirões que cortam a zona urbana asseguram a integração de todas as regiões.

O município possui 170 bairros distribuídos nas quatro regiões da zona urbana. A zona rural é servida por estradas municipais aos bairros como o Marimbondo, Elihu Hoot, São Bento, Cascata, Caio Prado, Loreto e Morro Grande. Serviços públicos essenciais como limpeza e a coleta de lixo domiciliar e hospitalar abrange toda a cidade. A coleta de entulho é realizada, gratuitamente, em 100% da cidade obedecendo a um cronograma estabelecido pelo poder público.


Energia

Araras é um dos 223 municípios servidos pela Elektro Eletricidade S/A. Localizada a 170 km do município de São Paulo, Araras é atendida pela a Regional de Rio Claro que tem 14 subestações e atende a mais de 216 mil unidades consumidoras na região. A energia distribuída no município atende usuários residências, indústrias e estabelecimentos comerciais ou de serviços e toda zona rural.

Classe Principal Número de ligações
Residencial 38.039
Industrial 958
Comercial 3.505
Rural 636
Outros (Poder Publico, Iluminação etc.) 346

A alternativa energética disponível em Araras é o gás natural, disponibilizado pela Comgás S/A para várias indústrias. No setor de comunicações, o parque industrial da cidade é servido por redes de fibra ótica. Toda a cidade é atendida por linhas telefônicas da Telefônica e da Net. Na cobertura das operadoras de telefonia móvel a Claro, Oi, Vivo, TIM e Transit (Telefonia Móvel Setor Corporativo) são opções à população.

A cidade proporciona ao munícipe 100% de asfalto na zona urbana e 100% de água tratada e distribuída em 42.820 ligações domicílios, indústrias, comércios, estabelecimentos de serviço e instituições de diversos tipos.


Água e esgoto

Água potável fluoretada
Aspecto Límpido
Odor Inobjetável
Cor 0,0 mg/IPI
Turbidez 0,80 NTU
PH 7,71
Acidez 3,0 mg/l
Dureza 32,3
Fluoreto 0,07 mg/l
Alumínio residual 0,02 mg/p/
Ferro 0,00 mg/l

Na rede de esgoto, 100% do que é produzido no município é conduzido até Estação de Tratamento de Esgoto. Na estação, 80% do esgoto gerado é tratado com a remoção de 70% da matéria orgânica. Este tratamento ocorre em duas etapas, o tratamento primário responsável pela remoção de sólidos brutos, sólidos grosseiros e materiais decantáveis. O tratamento secundário é biológico com reatores anaeróbicos de leito fluidizado, RALF. A Estação de Tratamento de Esgoto ocupa hoje uma área de 263,5 mil metros quadrados e está localiza na zona leste da cidade.

Araras consome atualmente uma média de 970 milhões de litros de água por mês. São captados e tratados mensalmente um milhão e 500 mil m³ das represas Hermínio Ometto e Tambory, e do rio Mogi Guaçu. Com o termino da nova represa, a João Ometto Sobrinho, com capacidade de armazenar oito milhões de metros cúbicos de água, a reserva de água do município irá dobrar.