A Prefeitura de Araras, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e de Meio Ambiente e Agricultura, e do Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), realizou na quinta-feira (16) um evento em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação Saudável, celebrado em 16 de outubro.
O encontro aconteceu no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita” e reuniu autoridades, órgãos públicos e privados, produtores rurais e cooperativas. Com o tema “Programas de alimentação saudável: Fortalecimento e integração entre agricultura familiar, educação, entidades e políticas públicas”, os presentes puderam assistir a uma apresentação da Prof.ª Dr.ª Anastácia Fontanetti, do campus Araras da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), sobre como a agroecologia pode ser a base para o estabelecimento de sistemas de produção mais seguros e sustentáveis.
Após a exposição, as autoridades presentes fizeram suas falas, começando pela presidente do Comsea, Bruna Martins, que ressaltou a importância da data. “Ter os produtores aqui me deixa muito feliz. Araras tem grande potencial, com 150 famílias aptas a serem fornecedoras de alimentos da merenda escolar, pelo programa de agricultura familiar”, disse.
Depois, a secretária municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Raquel Metzner, falou sobre a retomada de projetos. “Além da agricultura familiar na merenda, agora estamos assistindo os produtores no departamento de Agricultura da Secretaria, com equipamentos e orientações”, destacou.
A vereadora e vice-presidente da Câmara, Mirian Vanessa Pires, comemorou as ações que já foram realizadas na área neste ano de 2025. Assim como o diretor técnico da CATI regional Limeira, Fernando Borboni, que destacou o papel dos produtores rurais no desenvolvimento da agricultura.
Representando o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, esteve presente o coordenador regional Leste do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Willian Passos Ponciano, que ressaltou a importância da agricultura para a economia do estado de São Paulo.
Para falar do tema a nível federal, esteve presente o secretário nacional de política agrícola do Ministério de Agricultura e Pecuária, Guilherme Campos. “O Brasil é uma potência agrícola e quem está na gestão sabe como é difícil viabilizar a aquisição da merenda com agricultura familiar. Todos tem que querer, que se esforçar”, disse. Ele também falou sobre o SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e o SIF (Serviço de Inspeção Federal), que permitem a venda de produtos em todo o território nacional e para exportação. “O Ministério da Agricultura quer aumentar cada vez mais a certificação e está à disposição do município para fazer o consórcio para a adesão ao sistema”, concluiu.
Finalizando as falas, o prefeito Irineu Norival Maretto agradeceu a todos os presentes e também ressaltou a retomada de serviços na área rural. “Há alguns anos, o município não comprava da agricultura familiar e tinha estradas rurais sem manutenção, o que gerava muitas reclamações dos moradores. Por isso, estruturamos a Patrulha Rural, que disponibiliza equipamentos aos produtores, e voltamos com as manutenções periódicas nas estradas”, disse. “Assim, garantimos mais dignidade para essa população”.
Após as falas das autoridades, Waldinei Pastre, especialista agropecuário da regional Limeira da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), apresentou o trabalho realizado pelo órgão, as políticas públicas ativas e os programas disponibilizados pelo Estado aos agricultores familiares.
Fechando as palestras, o secretário municipal de Educação, Bruno Roza, trouxe dados sobre a retomada da aquisição de produtos da agricultura familiar para compor a merenda escolar do município. “Neste momento, atingimos 28,64% de produtos comprados da agricultura familiar, dos 30% pedidos no PNAE, o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Seguramente, vamos passar a meta”, disse.
Também estiveram presentes os secretários municipais de Turismo, Anete Monteiro dos Santos Casagrande; de Cultura, Mussa Daniel; de Esportes, Luiz Paulo Franco; de Habitação, Maria do Socorro Paiva Souza; de Comunicação, Eduarda Peccinatti Fachini; além do presidente do TCA, Luiz Antônio Viganó; e dos vereadores Mirian Vanessa Pires e Lúcio Casabela.
O evento teve apoio das secretarias municipais de Turismo e Cultura, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo); além do Sindicato Rural; e patrocínio da Coaaf (Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares de Araras e Região), Coopaf (Cooperativa dos Agricultores Familiares Rurais de Araras e Região), Coplacana, Fortrack, Usina São João e Usina Santa Lúcia.
Secom/Prefeitura de Araras