Neste domingo (19), a Corrida do Batom, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, terá um atrativo a mais no Ginásio Municipal de Esportes “Nelson Rüegger”, que é o Ônibus “SP Por Todas”, com atendimentos a partir das 7h. O equipamento itinerante do Governo do Estado, é voltado ao acolhimento e atendimento imediato de mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social ou que necessitem de orientação sobre seus direitos e sobre os serviços de proteção disponíveis.
Promovida pela Secretaria de Políticas para Mulher do estado, a ação em Araras ocorre em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal, por meio da Procuradoria Municipal da Mulher. A iniciativa tem como objetivo descentralizar o acesso aos serviços integrados nas áreas psicossocial, jurídica e assistencial, aproximando o poder público das cidadãs e fortalecendo a rede de proteção à mulher no âmbito municipal.
“Vamos unir um evento esportivo exclusivo para as mulheres, com corrida, caminhada e dança, com a Campanha do “Outubro Rosa”, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, com o ônibus do Governo do Estado, que traz orientação e proteção para elas. Então espero que todas aproveitem as atrações e as oportunidades, se divirtam e se cuidem também” comentou o prefeito Irineu Maretto.
Durante a ação, serão disponibilizados atendimentos individuais e em grupo, conduzidos por profissionais qualificados, garantindo acolhimento humanizado, sigilo e escuta ativa. As mulheres atendidas receberão informações e orientações sobre:
- Direitos e medidas protetivas disponíveis;
- Canais oficiais de denúncia, como o Ligue 190 e o Aplicativo SP Mulher Segura;
- Encaminhamentos à rede de proteção, incluindo Delegacias de Defesa da Mulher (DDM), Defensoria Pública e Ministério Público.
Estrutura do Ônibus “SP Por Todas”
Segundo a cartilha da ação, Ônibus “SP Por Todas” possui a seguinte estrutura de acolhimento: salas reservadas para atendimentos individuais; ambiente destinado a atividades em grupo; banheiro acessível; ambiente acolhedor e protegido, que assegura privacidade, e conforto e segurança durante todo o processo de acolhimento e orientação.
O destaque do projeto vai para a integração direta com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Ministério Público e Defensoria Pública, possibilitando encaminhamentos ágeis e respostas mais efetivas às demandas apresentadas pelas usuárias.
Secom/Prefeitura de Araras
Com informações da Secretaria de Políticas para Mulher – Governo de SP