Organizada pela Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, a edição de 2025 da “Corrida da Independência” reuniu 747 participantes no último domingo (14) e teve muita emoção na largada com homenagem e aplausos à Rosa dos Santos, a Rosinha, que faleceu na última semana aos 64 anos. Ela participava de todas as corridas da cidade em um triciclo rosa, desde que sofreu um AVC isquêmico, há cerca de 8 anos, e ficou com a locomoção comprometida. O triciclo dela percorreu o circuito da prova empurrado por atletas e amigos do grupo de corrida “Correria”. Ele estava enfeitado com a foto de Rosinha e com bexigas cor de rosa que levavam o nome dela.
A tradicional prova de rua, que tem concentração, largada e chegada em frente ao Ginásio Municipal de Esportes “Nelson Ruegger”, encerra as comemorações da “Semana da Independência” no município.
“Estou realmente muito feliz em ver tantas pessoas aqui para praticarem esse esporte, melhorarem a qualidade de vida e terem mais saúde. Tem famílias aqui, tem pessoas com as mais diferentes deficiências e enfim, tem inclusão e socialização. É um investimento de dinheiro público que realmente vale a pena”, destaca o prefeito Irineu Maretto, que esteve presente no evento participando da largada e da premiação.
A corrida deste ano contou com a participação de atletas cadeirantes, com deficiência visual e autistas entre os inscritos que, por cerca de dois minutos, passaram pela linha de largada da prova.
O secretário de Esportes, Luiz Paulo Franco, destacou a importância das pessoas que se inscrevem, realmente participarem. “A população pediu e ampliamos para essa prova a quantidade de inscrições. Foram 900 vagas abertas e, como de costume, rapidamente se esgotaram. Porém, muita gente se inscreveu e não compareceu, tirando a oportunidade de outras pessoas participarem.”, disse o secretário.
Além de medalhas para os participantes e troféu para os primeiros colocados, a secretaria de Esportes também teve nesta edição pontos de hidratação ao longo de todo percurso e sorteio de brindes, que foram doados pelos apoiadores do evento.
A prova tem percursos de 5km e 10km e a premiação é feita tanto para a classificação geral, quanto por categorias, separando homens e mulheres. O resultado final, além da tabela completa com o tempo de cada atleta, está disponível no link: https://www.live.corridaeaventura.com/corridadaindependenciaararas2025/Resultados.html
Arrecadações para o Fuss
A Secretaria de Esportes incentivou os participantes a doarem alimentos não perecíveis durante a retirada dos kits da corrida. Ao todo, foram arrecadados 148 litros de leite e 552kg de alimentos. Eles serão destinados ao Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras, que ampara famílias sem situação de vulnerabilidade social no município.