O clube do livro online discute neste mês de agosto o livro “Botchan”, de Natsume Soseki. A discussão será no sábado (30), às 17h, pelo Google Meet. Para participar, é só se inscrever pelo formulário disponível aqui.
Em seu segundo livro, o autor japonês conta a história de um jovem professor de matemática de Tóquio que, aos 23 anos, aceita partir para uma localidade inóspita nos rincões do Japão, na ilha de Shikoku, a fim de lecionar para aquela que será sua primeira turma de alunos ginasiais.
Habilidade social não é o forte do protagonista, muitas vezes comparado a Holden Caufield de J. D. Salinger em “O apanhador no campo de centeio”. Até aceitar o emprego, Botchan tinha passado os últimos três anos vivendo recluso em um cubículo. Seus modos são ríspidos, sua paciência com os outros é limitada, sua impetuosidade vive lhe causando problemas, sua fome é insaciável.
Aprendiz de adulto, Botchan terá de aprender que a vida real pode ser bem menos tranquila do que indicava sua experiência anterior, dividida entre a reclusão e os mimos de uma velha criada da família.
Clube presencial
Além da iniciativa online, agora a Secretaria de Cultura tem um clube do livro presencial. A próxima obra que será discutida é “A visão das plantas”, da escritora angolana Djaimilia Pereira de Almeida. “O encontro acontece no dia 13 de setembro, na Biblioteca Municipal, às 14h. A participação é aberta ao público e não é preciso se inscrever”, disse a bibliotecária Priscila de Araújo Brito.
Secom/Prefeitura de Araras