A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza neste sábado (25), um mutirão contra a dengue no Jardim São João; os agentes do Setor de Controle de Endemia estarão no bairro da região Norte, das 7h às 13h.
“O motivo deste mutirão é a retirada de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti das residências, comércios, terrenos e espaços públicos”, explicou coordenadora do Setor de Controle de Endemias, Luciana Bianco. “Pedimos a colaboração dos moradores do bairro para que facilitem o acesso dos agentes de saúde”, finalizou.
Dengue em Araras
Segundo o último boletim do Controle de Endemias, de 21 de outubro, 3.895 casos foram confirmados durante o ano na cidade, com três pessoas aguardando resultado de exames, 9 óbitos e um em investigação. O número de casos caiu nos últimos meses por conta do período de estiagem, mas a prevenção deve continuar.
O Setor de Controle de Endemias pede para que cada munícipe faça sua parte e elimine possíveis criadouros do mosquito da dengue de suas residências, como latas, frascos plásticos, vasos, pratos de plantas, ralos, baldes, regador de plantas, garrafas e pneus. Caso apresente sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, coceira, manchas no corpo, vômito, diarreia, procure o posto de saúde mais próximo de sua casa.
Densidade Larvária (ADL)
Neste mês de outubro, o Setor de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma Avaliação de Densidade Larvária (ADL), a fim de acompanhar os níveis de infestação de dengue em várias áreas do município.
Após análise das amostras, o índice foi de 0,9 que é considerado satisfatório, de acordo com a classificação proposta pelo Programa Nacional de Controle da Dengue. Pelo parâmetro, os índices são satisfatórios até 1; de 1 a 3,9 estado de alerta e, acima de 3,9 estado de risco.
Ao todo, foram visitados 1.803 imóveis, com 20 amostras larvárias coletadas. Destas, 16 foram identificadas como sendo do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue e de outras doenças. Todos os criadouros encontrados foram eliminados no ato da visita.
A ADL (Avaliação de Densidade Larvária) é realizada trimestralmente e serve como base para orientar estratégias de combate ao mosquito, bem como alertar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do vetor. A próxima avaliação acontece em janeiro de 2026.
Secom/Prefeitura de Araras