Publicado em: 15/02/2024 às 10:08
Clube do Livro: “Fahrenheit 451” é a leitura deste mês de fevereiro
Obra de Ray Bradbury será discutida no dia 24, às 17h, pela plataforma Google Meet; distopia já foi adaptada ao cinema duas vezes: 1966 e 2018

Neste mês de fevereiro, o Clube do Livro de Araras irá discutir a obra “Fahrenheit 451", do escritor estadunidense Ray Bradbury.  O bate-papo acontece no próximo dia 24 (sábado), às 17h, pela plataforma Google Meet.  As inscrições podem ser realizadas pelo link. A distopia (representação de uma realidade ou sociedade imaginária opressora e aterrorizante, o oposto de utopia) já foi adaptada em duas oportunidades: 1966 (direção de François Truffaut) e 2018 (direção de Ramin Bahrani).

Lançado em 1953 pela editora Ballantine Books, no Brasil, “Fahrenheit” é publicado pela Globo Livros, no selo Biblioteca Azul.

Resumo da Obra

Guy Montag é um bombeiro. Sua profissão é atear fogo nos livros. Em um mundo onde as pessoas vivem em função das telas e a literatura está ameaçada de extinção, os livros são objetos proibidos, e seus portadores são considerados criminosos. Montag nunca questionou seu trabalho; vive uma vida comum, cumpre o expediente e retorna ao final do dia para sua esposa e para a rotina do lar. Até que conhece Clarisse, uma jovem de comportamento suspeito, cheia de imaginação e boas histórias. Quando sua esposa entra em colapso mental e Clarisse desaparece, a vida de Montag não poderá mais ser a mesma. Um clássico da ficção científica e da literatura distópica, "Fahrenheit 451" foi escrito originalmente como um conto: "O bombeiro", no volume Prazer em Queimar: histórias de “Fahrenheit 451”. Incentivado pelo seu editor, transformou a ideia inicial em um romance, que se tornou um dos livros mais influentes de sua geração – e também um dos mais censurados e banidos de todos os tempos. Foi adaptado para o cinema duas vezes, a primeira pelas mãos do lendário cineasta francês François Truffaut, e depois para diversos formatos.

Autor

Ray Bradbury (1920-2012) foi um escritor norte-americano, autor de inúmeras obras, como "Crônicas Marcianas" e "Fahrenheit 451", seu livro mais famoso. Recebeu importantes prêmios, como o Prêmio Pulitzer e a Medalha Nacional de Artes.

Sobre o Clube

O Clube do Livro é uma iniciativa independente criada pelos leitores Isabella Spatti e Danton Favaretto em 2019 com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3551-1534 (Biblioteca Municipal).

Ray Bradbury (1920-2012) foi cansagrado com o Prêmio Pulitzer e a Medalha Nacional de Artes