Novidade chegando! A reunião do Clube do Livro será presencial neste mês de agosto. O bate-papo sobre o romance “Canção para ninar menino grande”, da escritora mineira Conceição Evaristo, acontece no sábado (9), às 14h, na Biblioteca Municipal “Martinico Prado”. A discussão tem parceria com o SiSEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de SP).
Sem a necessidade de cadastro prévio, o encontro terá a mediação de Priscila Araújo, bibliotecária municipal, e Maria Helena, bibliotecária da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). “Neste primeiro momento, não estipulamos inscrições para participar; veremos quantas pessoas vão aparecer e depois vamos analisar se será necessário ou não fazer cadastro para o próximo encontro”, explicou a bibliotecária Priscila.
“Canção para ninar menino grande” é uma novela publicada originalmente em 2018 pela editora Unipalmares. Atualmente, a edição mais recente da obra está disponível na Pallas Editora.
“Essa leitura é potente e cheia de sensibilidade; Conceição Evaristo é uma escritora incrível. Quem se interessar em participar do debate presencial, temos uma edição do livro para empréstimo na biblioteca e também na plataforma BibliOn!”, acrescentou Priscila.
O link para o empréstimo digital da obra é o https://biblion.odilo.us/info/cancao-para-ninar-menino-grande-01013414.
Sinopse
O romance “Canção para ninar menino grande” é um mosaico afetuoso de experiências negras, um canto amoroso e dolorido. Na figura do personagem Fio Jasmim, Conceição discute com maestria as contradições e complexidades em torno da masculinidade de homens negros e os efeitos nas relações com as mulheres negras. O livro é um mergulho na poética da escrevivência e ao mesmo tempo um tributo ao amor sob uma ótica poucas vezes vista na literatura brasileira.
Sobre a autora
Maria da Conceição Evaristo de Brito (Belo Horizonte, 29 de novembro de 1946) é uma linguista e escritora brasileira. Agora aposentada, teve uma prolífica carreira como pesquisadora-docente universitária.
É uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio. Seus trabalhos focavam na literatura comparada.
Além da “Canção para ninar menino grande”, Conceição Evaristo é autora dos romances “Ponciá Venâncio” (Pallas Editora, 2003) e “Becos da Memória” (Mazza Editora, 2006; Editora Mulheres, 2013; Editora Anacaona (França), 2016; Pallas Editora, 2017).
Ao longo de sua carreira, Conceição Evaristo venceu muitos prêmios literários, como Jabuti, em 2015, e o Troféu Juca Pato, em 2023. Atualmente, a escritora ocupa a cadeira 40 da Academia Mineira de Letras; a posse ocorreu em 2024.
Secom/Prefeitura de Araras