Publicado em: 08/02/2023 às 14:40
Dengue: bairros com casos positivos recebem nebulização
A Prefeitura ressalta a importância da atenção por parte da população ararense a locais que possam servir de criadouro para o Aedes Aegypti

Seguindo medidas para combater a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria da Saúde passa a nebulizar os bairros com casos confirmados de dengue. Os bairros Olivia Park (2 casos), Parque das Árvores (1 caso) e Residencial Warley Colombini (1 caso) já receberam a ação.

O Setor de Controle de Endemias, responsável pela dedetização e vigilância epidemiológica, reforça que os moradores vão ser avisados com um dia de antecedência sobre o processo de dedetização e os cuidados que devem ser tomados por parte dos munícipes. “Retire os animais domésticos, feche e isole cômodos com pessoas acamadas, recolha brinquedos de crianças, cubra o fogão e não deixe a roupa no varal”, orienta Alessandra Carvalho Teles, supervisora do Setor.

É importante que a casa esteja aberta no momento da dedetização. “O mosquito é residencial, então se encontra em maior quantidade dentro das casas”, explicou. O processo é rápido e o produto aplicado não tem cheiro.

Estado de alerta

Em janeiro, Araras entrou em estado de alerta para doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti após o Setor de Endemias realizar uma avaliação em 1.799 residências. A Prefeitura ressalta a importância da atenção por parte da população a locais que possam reservar água parada, como pneus, baldes, bacias, poças, entulho, vasos de plantas sem furos, entre outros.

O descarte correto de entulho também ajuda a combater o mosquito da dengue. Clique aqui e confira o cronograma completo.

- Parque das Árvores (Setor 1) – Janeiro, Maio e Setembro

- Warley Colombini (Setor 2) – Fevereiro, Junho e Outubro

- Olivia Park (Setor 3) – Março, Julho e Novembro

Outras informações podem ser obtidas no telefone 3543-1522 (Secretaria da Saúde).