Publicado em: 06/01/2022 às 16:32
Centro de Triagem Respiratória auxilia no combate à síndrome gripal em Araras
Estrutura que conta com dois médicos para o atendimento foi instalada na última quarta-feira (6), no Salão Nobre da Biblioteca Municipal Martinico Prado
Na manhã desta quinta-feira (6), mais de 60 atendimentos foram realizados no Centro de Triagem Respiratória. Créditos: Danilo Lima/Secom-PMA

Com o objetivo de fortalecer a Saúde Pública em Araras, neste momento de surto da síndrome gripal causada pela Influenza A subtipo H3N2, a Secretaria Municipal da Saúde criou o Centro de Triagem Respiratória, que auxilia no atendimento realizado na tenda montada na Santa Casa de Misericórdia.

Com dois médicos atendendo a população, o centro foi instalado na última quarta-feira (6), no Salão Nobre da Biblioteca Municipal Martinico Prado. “Em um primeiro momento, a instalação da estrutura foi muito satisfatória e importante para a população. No período da manhã, realizamos mais de 60 atendimentos e com dinamismo muito significativo. Com a criação deste mecanismo de apoio, a tenda da Santa Casa, ficou destinada apenas para os casos agudos de gripe, com a realização exclusiva de exames”, comentou o secretário Municipal da Saúde, Agnaldo Piscopo.

A criação do Centro de Triagem Respiratória é uma parceria das Secretarias Municipais da Saúde e de Cultura.

Sintomas leves de gripe? Procure o Posto de Saúde mais próximo!

A Secretaria Municipal da Saúde informa que pessoas com sintomas leves de gripe devem procurar os Postos de Saúde mais próximo de sua residência. “As tendas são para casos mais graves. Você, que está com coriza e febre, sintomas mais brandos e que melhoram com antitérmicos, deve procurar os postos”, completou Piscopo.

Em Araras, há oito postos que estão atendendo a população, são eles: ESF ”Eva Almeida Costa Cruz", conhecido como "Narciso Gomes 2" (Narciso Gomes), ESF “Madre Carla Rabolin” (Jardim Alvorada), ESF “Nilton De Lollo” (Jardim São João), ESF “Dr. Edmundo Ulson” (Parque Tiradentes), ESF “Dr. Sebastião Jair Mourão” (José Ometto I), ESF “Vital Pacífico Homem” (José Ometto IV), ESF “Dr. Fermin Blanco Vianna” (José Ometto II) e ESF “Dr. Bento Feres” (Jardim Ouro Verde II).

O funcionamento dos postos acontece das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira. Outras informações poder ser obtidas pelo telefone 3543-1522 (Secretaria da Saúde).