Publicado em: 17/11/2021 às 15:01
Secretaria de Meio Ambiente fiscaliza denúncia de descarte irregular de areia de fundição
Técnicos da pasta encontraram grande volume de resíduos perigosos, que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente
Areias de fundição consistem principalmente em sílica limpa, de alta qualidade e tamanho uniforme, aglomerada para formar moldes para peças fundidas metálicas ferrosas (ferro e aço) e não ferrosas (cobre, alumínio e latão)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura realizou na última terça-feira (16) uma diligência em uma Estrada Municipal para verificação de uma denúncia de descarte irregular de areia de fundição.

No local, os técnicos puderam encontrar um grande volume de material depositado junto a um material de saibro. Foi realizado o registro fotográfico do ocorrido e aberto um boletim de ocorrência junto a Polícia Civil.

“É grande o número de descartes irregulares em nosso município, principalmente por termos uma extensa área rural. Esse tipo de prática é ilegal e gera multas de grande valor, além do dano ambiental, por vezes, irreparável. Passamos as informações que coletamos a autoridade policial que fará a investigação deste caso”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Rodolfo Bergamin.

Sempre que vir algum descarte irregular, denuncie pela ouvidoria 156 ou pelo aplicativo.

Descarte irregular de areia de fundição apresenta riscos à saúde pública e ao meio ambiente