Publicado em: 02/09/2021 às 16:00
Comitiva técnica visita Nascente Modelo de Araras
Nascente está localizada na região Nordeste da cidade, em propriedade denominada Jardim Manacá
Nascente Modelo está localizada na propriedade de um loteamento que está sendo denominado de Jardim Manacá

Uma comitiva técnica composta por representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, da ITESP (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo), pela professora da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e integrante do COMDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente), Drª Renata Sebastiani e por Osmar Mosca Diz, engenheiro agrônomo e CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) de Campinas, visitou a Nascente Modelo de Araras.

A Nascente está localizada na região nordeste da área urbana, na propriedade de um loteamento que está sendo denominado de Jardim Manacá - sob as coordenadas geográficas são 22°20’13” S e 47°20’41” W.

“No local da Nascente Modelo foi identificado o afloramento de outras oito nascentes, formando um corpo hídrico superficial de pequeno porte, porém de grande importância, que abastece os assentamentos situados à vazante. Esse fator reforça a importância da conservação das nascentes, pois qualquer interferência que possa ocorrer no entorno, pode afetar a disponibilidade e qualidade da água”, comentou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Rodolfo Bergamin.

Além da Nascente Modelo foram visitadas outras nascentes do município de Araras, com intuito de avaliar a situação em que se encontram e traçar estratégias de manejo e intervenção para restauração e proteção.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3547-6704 (Meio Ambiente e Agricultura).