Publicado em: 02/07/2021 às 16:42
Secretário de Habitação visita Programa de Assistência Técnica em Habitação em Limeira
A visita teve como objetivo conhecer a estrutura do programa; Informações serão utilizadas para a implantação do Programa Sobra Solidária na cidade de Araras

Uma comitiva da Secretaria de Habitação de Araras esteve na cidade de Limeira para conhecer o Programa de Assistência Técnica em Habitação implantado na cidade.

A visita teve como principal objetivo o compartilhamento de ações, estratégias e conhecimentos direcionados a oferecer suporte à população em obras e reformas. Isso porque, a Secretaria de Habitação está criando programa municipal que visa atender o déficit habitacional em Araras, bem como atender também a regularização dos empreendimentos habitacionais já implantados na cidade.

“O Programa de Assistência Técnica em Habitação de Limeira visa atender as famílias de baixa renda que estão reformando, ampliando ou construindo suas casas. O atendimento se dá de forma individualizada, através da equipe técnica e contempla os serviços de elaboração de projeto arquitetônico, projetos complementares, aprovação do projeto legal, orçamento e acompanhamento da obra”, explicou o secretário de Habitação, Rafael Zaniboni.

Galpão para armazenamento do material em Limeira

O programa conta também com o apoio de técnicos e profissionais de outras secretarias, equipes de alunos de projetos de extensão universitária, profissionais e alunos voluntários, além de incentivos do setor privado, por meio da doação de materiais de construção e mão de obra para situações específicas.

Um dos principais objetivos do município vizinho de Araras é solucionar o problema da autoconstrução - recorrente em todos os municípios brasileiros - que acarreta em desperdício de material, edificações estruturalmente frágeis e inseguras e condições inadequadas de conforto ambiental (temperatura, luminosidade, ventilação e acústica).

“Fomos até Limeira conhecer o programa e conhecer a fundo toda a logística e operacionalização já implantadas lá. Visitamos a Olaria Ecológica e também o local onde estão armazenados os materiais recebidos por doação. O próximo passo agora é estudar o local de armazenamento em Araras, para posterior envio de Projeto de Lei para a Câmara Municipal, que deverá regulamentar a implantação o Programa Sobra Solidaria em Araras”, ressaltou Zaniboni.

Máquina para fabricação do tijolos ecológicos, também conhecidos como tijolos de solo cimento