Publicado em: 05/08/2020 às 15:12
Pavilhão do Parque Ecológico terá o nome do médico veterinário Dadão
Prefeito Junior Franco recebeu o irmão do homenageado em seu gabinete e anunciou o projeto de denominação
Secretário do Meio Ambiente Carlos Cerri, o empresário Fernando Canassa Castro, prefeito Junior Franco, vice-prefeito Carleto Denardi e o secretário de Serviços Públicos Beto Cabrini

O prefeito Junior Franco recebeu na tarde desta terça-feira (4), em seu gabinete, o empresário Fernando Canassa Castro, representando a família, para uma singela homenagem ao seu irmão, o médico veterinário Eduardo Canassa Castro, o Dadão, falecido recentemente.

Na ocasião, o prefeito anunciou que a Prefeitura vai homenagear Dadão pelos relevantes serviços prestados ao Município como médico veterinário e ações de filantropia junto à comunidade. Seu nome será perpetuado num espaço público dentro do Parque Municipal Ecológico e Cultural Gilberto Ruegger Ometto, que passará a se chamar “Pavilhão de Eventos Eduardo Canassa Castro (Dadão)”.

O prefeito já encaminhou projeto de lei de denominação à Câmara Municipal. Quando for aprovado, a Prefeitura irá descerrar uma placa de denominação neste Pavilhão de Eventos do Parque Ecológico.

Quem foi Dadão

Eduardo Canassa Castro, conhecido popularmente como Dadão, nasceu em Maringá/PR, em 25/05/1955, filho de Brasílio Penteado de Castro e Irma Canassa Castro. Teve cinco irmãos. Mudou-se pra Araras em 1957, com a transferência de seu pai pra Araras, que era gerente do Banco Brasul. Estudou em Araras até o colegial (EE Ignácio Zurita Júnior e EE Dr. Cesário Coimbra) e, em seguida cursou Medicina Veterinária na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Uberlândia. Casou-se com Nara Beatriz Simionato Castro e teve dois filhos, Bruno e André.

Como médico veterinário foi professor orientador dos alunos da Unesp de Botucatu, por seis anos. E sempre atuou como médico veterinário em Araras, principalmente na área de animais de grande porte, dando assistência em diversas propriedades de Araras e região.

Também foi atuante em várias áreas da filantropia de Araras. Foi coordenador de pecuária da FACIA (Feira Agrocomercial e Industrial de Araras) por cinco anos, organizando exposição, provas hípicas e rodeios. Trabalhou como voluntário nas campanhas de vacinação antirrábica em Araras. Foi diretor e presidente do Clube Ararense, colaborador do CEREN (Centro de Estimulação e Reabilitação Educacional e Neurológico), entidade ligada à Clínica Sayão; voluntário da Santa Casa de Misericórdia de Araras; atuou na Feira das Nações da APAE (barraca Italiana). Mais recentemente, participava da organização da Feira do Agricultor, que ocorre toda quarta-feira nas dependências do Parque Ecológico Gilberto Ruegger Ometto.

Membro do Conselho Municipal de Agricultura de Araras, Dadão fez parte do quadro de funcionários da Prefeitura de Araras na Vigilância Sanitária, Centro de Zoonoses e seu último cargo era Diretor do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), na Secretaria de Agricultura. Ele faleceu em 6 de janeiro deste ano, aos 64 anos.