A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 12/04/2017 às 14:25
Profissionais do SAMU de Araras participam de treinamento com grupamento aéreo
Com simulações teóricas e práticas, curso foi realizado na última segunda-feira (10), na Base de Rádio Patrulha Aérea da PM, em Campinas
Secom/PMA

 

Visando o aperfeiçoamento de seus serviços, profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel e Urgência) de Araras participaram de um treinamento especializado com o grupamento aéreo. Com situações teóricas e práticas, o curso foi realizado na última segunda-feira (10), na Base de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar, em Campinas.

“A importância deste encontro é que os profissionais saibam os procedimentos adequados do SAMU e quando necessário, acionar o Águia e seu agrupamento aéreo”, explicou o capitão PM Galetti, responsável pela ministração do curso.

Com carga horária de 5h30, o helicóptero “Águia” foi utilizado  para o atendimento dos casos considerados críticos. O curso contou também com representantes dos SAMUS de Pirassununga e Conchal, que em conjunto com Araras formam a unidade do SAMU Regional.

Secom/PMA

 

Na parte teórica, o curso teve como principais destaques a instrução e reciclagem dos profissionais envolvidos em resgate aéreo dinâmico, os respectivos riscos durante uma operação, a questão da segurança durante as ocorrências, além da estabilização e o transporte correto de vítimas.

Já nas aulas práticas, os profissionais aprenderam movimentos de embarque e desembarque de vítimas de uma aeronave, além da execução de algumas manobras de salvamento, como a “Chave de Rautek/Ked” – utilizada em casos de acidente automobilísticos onde há suspeita de lesão na coluna cervical; RCP (Reanimação Cardiorrespiratória) e também, imobilização precisa.

“Nossa intenção com este curso é treinar o maior número de colaboradores, para que possamos ajudar os nossos pacientes de uma maneira correta. Os profissionais devem saber os procedimentos para acionar o grupamento aéreo. Esses treinamentos podem salvar vidas”, comentou Dr. Agnaldo Pispico, médico do GRAU (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências Paulista).

Secom/PMA

 

Segundo informações da PM, nesses 33 anos de atuação do “Águia”, mais de 10 mil e 500 vítimas foram atendidas, em 210 missões com aproximadamente 105 mil horas de voo.

Vale lembrar que toda a população da região pode contar com esse “instrumento” de socorro, em caso de vítimas com maior gravidade. Em caso de emergência, ligue 192 (SAMU).

Clique aqui e veja a matéria.

           

Anderson Cândido/Secom