A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 08/12/2016 às 17:14
Rotary Club Alvorada entregará 40 amassadores de latinhas para escolas da rede pública de ensino
Objetivo do projeto é envolver e conscientizar os alunos da importância em recolher este tipo de material e seus benefícios

 

O Rotary Club de Araras Alvorada entregará nesta sexta-feira (9) quarenta amassadores de latinhas de alumínio para 24 escolas da rede pública municipal de ensino e outros 16 amassadores para escolas estaduais. O evento acontecerá às 14h  na quadra do CAEE Ettore Zuntini.

Denominado de “Latas pro Bem”, o projeto se destina aos alunos da rede pública do município de Araras, oferecendo para cada unidade escolar um amassador manual de latas de alumínio (refrigerante, cerveja, etc). A escola poderá destinar o equipamento para uma ou mais salas de aula, para uso coletivo (de todos os alunos), ou para Associação de Pais e Mestres (APM), acompanhado do manual descritivo do projeto elaborado pelo Rotary Club de Araras Alvorada.

O objetivo é que haja envolvimento total da rede recolhendo latas de alumínio para serem amassadas e revendidas para entidades que comprem o material. A renda obtida poderá ser destinada para uso do grupo envolvido: da escola em geral, APM, salas de aula, projeto interno específico ou comissão de formatura.

Em contrapartida, as escolas deverão recolher os lacres dessas latas e repassar ao Rotary Club de Araras Alvorada, que dará continuidade ao projeto Lacres Solidários, que visa reverter esse material em cadeiras de rodas, doadas à comunidade local.

O alumínio

O alumínio é um dos metais mais abundantes, importantes e presentes na sociedade moderna. Se você olhar ao seu redor, vai ser difícil encontrar algum objeto que não tenha alguma parte feita de alumínio. O elemento químico Al, o alumínio, quando puro, possui a forma de um metal prateado, leve e inodoro.

O alumínio é considerado o terceiro elemento químico mais abundante na crosta terrestre e o mais abundante entre os elementos metálicos, porém ele não é encontrado na forma metálica que conhecemos, mas sim em diversos minerais e argilas.

- A embalagem de 1 kg de alumínio economiza a extração de cerca de 4 kg do minério bauxita (matéria-prima);

- O processo de reciclagem utiliza apenas 7% da energia elétrica usada na produção primária deste metal;

- Para gerar 1 kg de alumínio são necessárias cerca de 75 latinhas.

 

Secom/PMA