Teve início na última quinta-feira (22), o recadastramento dos estudantes que utilizam os ônibus do SMTCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras) de forma gratuita ou não. O motivo da atualização dos dados cadastrais é o novo sistema de bilhetagem implantado nos ônibus circulares e que já está em funcionamento.
Os estudantes devem comparecer ao guichê do terminal Urbano até o dia 31 de maio, com os seguintes documentos pessoais: CPF, RG, comprovante de endereço, cartão antigo e número de telefone para contato. Também será feita uma foto do estudante no local, para a biometria facial, ou seja, o reconhecimento da face será suficiente para liberar a passagem pela catraca, dispensando o uso do cartão e garantindo maior praticidade. Além de evitar que os créditos ou a gratuidade sejam usados por outra pessoa.
Os guichês atendem o recadastramento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30, com entrega de senha até ás 18h30, e aos sábados das 7h30 às 12h, com entrega de senha até às 11h.
“É preciso que todos se organizem para fazer a atualização dos dados o mais rápido possível, evitando deixar para a última hora”, explicou o presidente do SMTCA, Luiz Antonio Viganó.
Já para os usuários em geral, a data do recadastramento será anunciada em breve. O Terminal Urbano fica na Avenida Zurita, no Jardim Belvedere. Outras informações sobre o recadastramento podem ser obtidas pelos números (19) 3543-3552 / (19) 3543-3553 (Terminal Urbano).
Deficientes, idosos e aposentados
Desde o dia 14 de maio está sendo feito o recadastramento de idosos acima de 60 anos, aposentados e deficientes, que possuem gratuidade. O prazo para essas pessoas atualizarem os dados também termina no dia 31 maio.
Segundo o SMTCA 3.500 gratuidades já foram recadastradas no novo sistema de bilhetagem de ônibus do município. Em Araras, o benefício destinado a idosos acima de 60 anos, aposentados e deficientes contempla 13.200 usuários; o recadastramento e a biometria facial também devem ser realizados no guichê do Terminal Urbano.
“O novo sistema já entrou em vigor na cidade e os novos cartões já podem ser utilizados nos leitores instalados nos ônibus”, disse o presidente do SMTC.
Recadastramento SMTC - Documentos necessários
- Idosos acima de 60 anos: CPF (Cadastros de Pessoas Físicas), RG (identidade), comprovante de endereço e contato telefônico;
- Deficientes: CPF (Cadastros de Pessoas Físicas), RG (identidade), comprovante de endereço, contato telefônico e laudo médico com CID (Classificação Internacional de Doenças);
- Aposentados: CPF (Cadastros de Pessoas Físicas), RG (identidade), comprovante de endereço e a declaração do benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), contando o tipo de aposentadoria e valor.
Secom/Prefeitura de Araras