A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 04/10/2016 às 11:26
Parque Ecológico: novas academias de ginástica estimulam a prática de exercícios físicos
Parque passa por reforma completa e conta com novos atrativos, como a instalação de circuitos de arvorismo e tirolesa

As três novas academias de ginástica ao ar livre que estão sendo instaladas no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto vão estimular ainda mais a prática de atividades físicas no local. Duas delas foram colocadas às margens da Avenida José Pavan e outra perto da Avenida Maria Della Coletta.

As academias fazem parte do projeto de revitalização do Parque, que está em fase de conclusão e deve ser entregue em breve. O local passa a contar também com três novos playgrounds, sendo um deles com brinquedos acessíveis para pessoas com deficiência. Os parquinhos são instalados em dois pontos diferentes, um mais próximo ao Conjunto Habitacional Heitor Villa-Lobos e outro perto do recinto de eventos.

Junto a um dos playgrounds – o que ficará do recinto de eventos, haverá ainda um conjunto com banheiros masculino, feminino e para deficientes.

O serviços ainda incluíram a conservação das margens do lago (chamadas de “prainhas”), a construção de lombofaixa na Melvin Jones, a construção de uma mureta de floreira dividindo o recinto da Festa do Peão do restante do parque, reparos gerais, instalação de dois bebedouros, novo paisagismo, além de melhorias em todos os passeios públicos do Parque.

Nova iluminação e pontes de madeira

Uma nova iluminação também foi instalada no espaço para garantir mais segurança. Para isso, foram instalados mais de 100 postes, com alturas de 12m e 7m, além de 40 refletores. Mais de 30 refletores foram instalados e acoplados em caixas próximo a algumas das árvores mais frondosas e em pontos estratégicos para criar um efeito cênico, que hoje já existe em alguns pontos da Praça Barão de Araras.

Além disso, as estruturas e pontes de madeira que decoram e garantem acessibilidade a algumas áreas do local também passaram por manutenção.

Fomento ao turismo

Circuitos de arvorismo e tirolesa foram implementados no Parque Ecológico e terão por finalidade incrementar e fomentar o turismo no local. O circuito de arvorismo terá 100 metros de comprimento com suas estações entre três e cinco metros de altura. Já a tirolesa também terá 100 metros de extensão e passará por cima de um dos lagos do espaço de lazer.

Além destes atrativos, o Parque ainda contará futuramente com pedalinhos e uma parede para escalada artificial, equipamentos que serão instalados em breve e que também poderão ser administrados por empresas terceirizadas e especializadas no setor.

 

Secom/PMA