Belmonte & Amaraí, dupla sertaneja que se apresenta nesta sexta-feira em Araras, no Arraial da Praça
A levada dramática lembra um tango, mas não deixa dúvidas para os conhecedores: já nas primeiras notas de Mercedita, reconhece-se um chamamé dos mais tradicionais, que figura entre as canções folclóricas argentinas mais conhecidas.
Composta na década de 1940 por Ramón Sixto Rios, a música ganhou uma versão muito popular no Brasil, graças ao talento de Belmonte, que se apresenta em Araras com o filho Francis (Amaraí) nesta sexta-feira (17), primeiro dia do Arraial na Praça, evento promovido pela Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania.
Os versos da versão de Amaraí são românticos e falam com delicadeza do caso de amor que chegou ao fim. “Recordo com saudades/seus encantos Mercedita/Perfumada flor bonita/ me lembro que uma vez/A conheci num campo muito longe numa tarde/ Hoje só ficou saudade deste amor que se desfez..."
Esse é apenas um dos grandes sucessos da carreira de Belmonte & Amaraí que serão apresentados durante o show em Araras. “Eles farão o público recordar as músicas que embalaram os corações e histórias de amor de várias gerações de apaixonados pela música sertaneja”, diz Wallace Moraes, da produtora dos artistas.
Também estarão no repertório Quero Esquecer (Belmonte/Cambará), Morena Cheirosa (Nenete/Dorinho) e ainda Entre Lágrimas (Bolinha/Nenete/Amaraí), entre outras músicas que farão o público viajar no tempo. “São canções eternizadas pela dupla em sua formação original e que agora Belmonte e o filho Francis, que interpreta o Amaraí executam com muita emoção e em perfeita sintonia”, afirma Moraes.
Outro momento que promete levantar o público é aquele em que a dupla canta aquela que talvez seja uma das mais populares canções sertanejas – Saudade da Minha Terra, cuja autoria é de Gerson Coutinho da Silva, o Goiá, em parceira com o Belmonte. “De que me adianta/Viver na Cidade/Se a felicidade não me acompanhar/Adeus paulistinha/Do meu coração/Lá pro meu sertão eu quero voltar... São alguns dos versos que até mesmo os que conhecem pouco do gênero certamente se recordam.
Segundo o produtor, a dupla interage com a plateia durante as apresentações, relembrando ou contando causos e passagens ligadas a diversos momentos da música sertaneja.
O Arraial na Praça contará, este ano, também com as apresentações dos irmãos Matheus e Daniel, da quadrilha Fogo na Tuia – isso na sexta. Sábado será a vez do grupo Cio da Terra, da Orquestra de Violeiros de Araras e de Isaack do Acordeon.
E no domingo, Barbosa do Acordeon abre a noite, que terá como grande show de encerramento a apresentação da dupla Teodoro & Sampaio.
O acesso do público à praça é inteiramente gratuito e as barracas com comidas e bebidas típicas serão mais uma vez comandadas pelas entidades assistenciais de Araras, parceiras da Prefeitura na realização do evento.
Confira alguns dos principais sucessos que estão na playlist que Belmonte & Amaraí deverão trazer para o show:
Mercedita – Ramón Rios/Versão Belmonte
Quero Esquecer – Belmonte/Cambará
Terra Querida – Nenete/Amaraí/Francisco Lacerda
Saudade da Minha Terra - Goia/Belmonte
Entre Lágrimas – Bolinha/Nenete/Amaraí
La Malaguenã – Manoel Del Rio
Morena Cheirosa – Nenete/Dorinho
Do Mundo Nada se Leva – Belmonte/Jorge Paulo
Desde que Te Vi – Luiz Barramonde Alves/Versão Belmonte
Pé de Cedro – Goia/Zacarias Mourão
Faz Um Ano – Versão de Miltinho Rodrigues
Confira a programação do Arraial na Praça 2016:
Sexta-feira (17)
19h - Matheus e Daniel
20h - Quadrilha Fogo na Tuia
21h - Belmonte e Amaraí
Sábado (18)
19h - Grupo Cio da Terra
20h30 - Orquestra de Violeiros de Araras
21h30 - Isaack do Acordeon
Domingo (19)
19h - Barbosa do Acordeon
20h - Teodoro e Sampaio
Secom/PMA