A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 11/04/2016 às 15:41
Campo do Centro Esportivo Ruy Branco de Miranda recebe grama sintética
Revitalização inclui ampla reforma que deve ser entregue nos próximos meses; obra atende à indicação do Orçamento Participativo da região norte

Uma iniciativa inédita em campos de futebol de espaços públicos da Prefeitura de Araras começou a ser realizada: a instalação de gramado sintético. O primeiro local a receber a novidade é o Centro Esportivo Ruy Branco de Miranda, localizado no Jardim Alvorada, zona norte.

Na última semana, a camada de 270 m² de grama foi aplicada por meio de um processo que inclui a colocação de uma espécie de pó de pedra, um piche para dar aderência, os “tapetes” de grama e, por fim, é jogada areia por cima para ajudar a dar peso, fazendo com que as placas não se soltem.

Entre as vantagens da instalação da grama artificial destaca-se a questão da manutenção. A grama natural, por exemplo, requer um cuidado mais intensivo e demanda a realização de podas, rega, aplicação de remédios para pragas e tem menor durabilidade. Já a grama sintética demanda uma manutenção mais simples. Galhos, folhas e outros objetos, por exemplo, podem ser retirados manualmente e a grama só necessita de limpeza com água ou, se for necessário, com produtos de limpeza.

De acordo com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade, a revitalização do Centro Esportivo deve ser entregue nos próximos meses. A pasta explicou que ainda serão realizados serviços gerais de pintura das traves, recolocação do alambrado da quadra coberta, reparos nos calçamentos e finalização das ligações elétricas dos refletores do campo.

Grama sintética será também colocada futuramente no campo de futebol de um novo espaço público, que está sendo construído no Jardim Costa Verde,: a Praça Ângelo Marreti.

 

Ampla reforma
A obra de revitalização do Centro Esportivo Ruy Branco de Miranda foi iniciada em 2013, mas a empresa vencedora da licitação não terminou o serviço e a Prefeitura reincidiu o contrato. Com isso, uma nova licitação foi aberta para que a revitalização fosse concluída.

 

O projeto executado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade envolve ampla reforma em todos os aparelhos esportivos existentes no local.

Além da grama sintética, o local também recebeu reparos no alambrado e nova iluminação com quatro postes contendo três lâmpadas de 2 mil watts cada.

Outra quadra existente no complexo esportivo também teve o alambrado reparado e recebeu pintura do piso, reforço na iluminação com mais dois postes com três refletores cada e reforma nos vestiários. Os vestiários da quadra coberta também passaram por reforma completa, com reparos nos sistemas hidráulico e elétrico, e ainda na cobertura.

O projeto de modernização também incluiu melhorias na infraestrutura do espaço. Dois novos bebedouros foram instalados no Centro Esportivo e de mais três no campo de futebol. Outra novidade foi a instalação de mais 10 bicicletários em pontos estratégicos e mais 10 novos bancos de concreto, além de reparos na academia de ginástica ao ar livre.

As melhorias no local envolvem ainda plantio de espécies de árvores nativas, fechamento externo com a colocação de 258 metros de alambrado, substituição e troca de portões para entrada separadas para veículos e pedestres, além de drenagem no playground, e manutenção do piso e pintura da pista de skate.

O prédio administrativo do espaço também receberá ampla reforma com a instalação de novas janelas e pintura geral das instalações.

Ginásio poliesportivo
Ainda de acordo com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade, há outro projeto para transformar a quadra coberta existente no local em um ginásio poliesportivo com medidas oficiais para realização de competições de grande porte.

Os recursos são repassados por meio do Programa Esporte e Grandes Eventos, do Ministério do Esporte, do Governo Federal.

Horácio Busolin Júnior / Secom