O Circuito Sesc de Artes passa por Araras no dia 10 de abril, com atrações gratuitas e variadas na Praça Barão. Entre os destaques da programação está o show da banda Eddie, responsável pela trilha sonora do filme Que horas ela volta?.
Realizado pela quarta vez na cidade, o evento é organizado pelo Sesc, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania.
Este ano, o programa atenderá 114 cidades do interior do Estado entre os dias 1º e 24 de abril. Ao todo, são 12 roteiros diferenciados que misturam diversas manifestações artísticas e culturais. A programação é gratuita, voltada para todas as idades e ocorre em espaços públicos, em parceria com as prefeituras e sindicatos do comércio.
O Sesc São Carlos, que coordena as ações em Araras, leva o evento para outras cinco cidades da sua região de atendimento em 2016: Tambaú, Mococa, São José do Rio Pardo, Santa Rita do Passa Quatro e Leme.
“O Circuito Sesc espalha cultura, entretenimento, reflexão e linguagens variadas por todo o interior de São Paulo. É uma forma de aproximar estas manifestações de pessoas que têm menos contato com os grandes centros e eixos de cultura”, comentou Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc/SP, durante lançamento do Circuito realizado no dia 9 de março, em São Paulo.
Programação
Em Araras, a programação começa às 16h e trará artes visuais, literatura, cinema, além de apresentações de dança, circo, teatro e música. Algumas atividades acontecem simultaneamente em estruturas montadas ao longo da Praça Barão.
O grupo Zumb.Boys apresenta a performance Dança por Correio, no qual os dançarinos, vestidos como carteiros, vão entregar correspondências ao público e, a partir delas, traduzir em dança os sentimentos e as sensações contidas no papel.
O teatro fica por conta da Cia do Tijolo, que apresenta o espetáculo Cante Lá que
Eu Canto Cá, inspirado na obra do poeta Patativa do Assaré. Nele, histórias de amor e casos de justiça e injustiça são contados e dançados por trovadores.
O ilusionista Celio Amino apresenta o espetáculo Matcha, que traz números de mágicas para agradar crianças e adultos de todas as idades.
Um acervo de livros ilustrados também estará à disposição do público no espaço Palavra+Imagem, coordenado pelo grupo Ebâ. As artes visuais incluem ainda a atração Crochetagem de meio-fio, com o grupo Coletivo Meio-Fio, que vai ensinar técnicas de tricô e crochê aos ararenses.
Um dos principais gênios do cinema também ganha espaço na programação. Curtas-metragens de Georges Méliès serão exibidos numa tela montada em um carro itinerante, mostrando toda a destreza de um dos pais da montagem cinematográfica.
Os pernambucanos da banda Eddie fecham a programação, misturando rock, frevo, samba, reggae e surf music. Com mais de 25 anos de carreira e 70 mil discos vendidos, eles têm duas músicas de seu álbum mais recente Morte e Vida na trilha do filme Que horas ela volta?, indicado para participar do Oscar deste ano.
Público de Araras é destaque no evento
Araras costuma ser destaque no Circuito Sesc, especialmente, pelo público que prestigia as atrações. Em 2011, primeiro ano em que foi realizado no município, o evento reuniu cerca de 8 mil pessoas na Praça Barão – um dos maiores públicos da temporada e fator que influenciou a inclusão da cidade no roteiro do projeto nos anos seguintes.
O Circuito aconteceu ainda nos anos 2013 e 2015, trazendo shows de grupos como Clube do Balanço e cantores como Fabiana Cozza e Felipe Cordeiro.
Mais informações sobre o Circuito Sesc podem ser obtidas no site circuito.sescsp.org.br.
Secom/PMA