A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 22/05/2025 às 10:56
Araras mantém nível satisfatório na Avaliação de Densidade Larvária
1.801 imóveis foram visitados e cinco amostras larvárias coletadas; Índice é analisado quatro vezes ao ano

 

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias, realizou no mês de maio a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que tem o objetivo de acompanhar os níveis de infestação nas áreas do município. Após a coleta é feita a medição do Índice de Breteau, que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas habitações, em relação a quantidade total vistoriada.

Foram visitados 1.801 imóveis, sendo coletadas cinco amostras larvárias. Destas, quatro foram identificadas como sendo larvas do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. “Os criadouros dessas residências onde foram encontradas as larvas, foram eliminados já no ato da visita”, explica Luciana Bianco, coordenadora do Setor de Controle de Endemias.

Com base nas amostras coletadas, o índice foi de 0,2, considerado satisfatório, de acordo com a classificação proposta pelo Programa Nacional de Controle da Dengue. Segundo este parâmetro, índices até 1 são satisfatórios; de 1 a 3,9, envolvem estado de alerta; e acima de 3,9, de risco.

“Mesmo diante do quadro satisfatório as ações da nossa equipe continuam intensificadas, porque os casos da doença só crescem. Também solicitamos a colaboração de toda a população, redobrando a atenção na eliminação dos possíveis criadouros do mosquito da dengue”, pede Luciana.

O índice é medido quatro vezes ao ano. Os anteriores também foram satisfatórios:

•          Janeiro/2024 – 0,2

•          Maio/2024 – 0,3

•          Agosto/2024 – 0,1

•          Outubro/2024 – 0,2

•          Janeiro/2025 – 0,2

 

Dengue em Araras

Segundo o último boletim epidemiológico da dengue, Araras tem 3.128 casos confirmados da doença e 91 pessoas ainda aguardam resultados dos exames. Até o momento são oito óbitos confirmados, sete estão em investigação e três pacientes estão internados.

Para conter a proliferação da dengue, a Secretaria da Saúde realiza neste sábado (24), no Parque Industrial, mais um arrastão para vistoriar o bairro e eliminar criadouros do Aedes aegypti. Neste ano, a pasta já fez arrastões contra a dengue nos bairros Bosque de Versalles, Dalla Costa, José Ometto, Parque das Árvores, Jardim Piratininga, Bom Jesus, Belvedere e Jardim São João.

 

Secom/Prefeitura de Araras