A Secretaria Municipal de Saúde promove mais uma edição da Campanha Fique Sabendo, que disponibiliza testes gratuitos de HIV/Aids e sífilis, visando estimular a prevenção e o diagnóstico precoce das DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).
A mobilização começa no dia 21 e segue até 1º de dezembro em todos os PSFs (Postos de Saúde da Família) de Araras e no SAE/CTA (Serviço de Atenção Especializada) Enfermeira Adalgisa dos Santos Gonçalves, que fica na Rua Francisco Paulo Russo, 119, Centro.
Nos dois sábados da campanha (21 e 28), os testes rápidos serão realizados no SAE/CTA, das 8h às 15h. Já de 23 a 27, 30 de novembro e 1º de dezembro, os exames acontecem em todos os PSFs do município e também no SAE/CTA, nos horários normais de funcionamento das unidades.
Os testes rápidos serão realizados por fluido oral ou por punção digital (análise sanguínea/furo no dedo). Os procedimentos serão feitos em salas apropriadas na rede municipal de saúde, com total privacidade para os interessados.
As ações têm por objetivo estimular a realização de exames principalmente entre pessoas mais expostas à contaminação e também aquelas com vida sexualmente ativa, buscando o diagnóstico precoce que possibilita mais qualidade de vida e eficiência no tratamento.
Além disso, a campanha faz parte das ações de conscientização do Dia Mundial de Combate à Aids (1º de dezembro). Atualmente, 450 pacientes com HIV/Aids são assistidos pela Prefeitura de Araras.
Coordenadora do SAE/CTA, Lidiane dos Santos explica que o principal objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. “A Aids ainda é uma doença que preocupa, pois não tem cura. Por isso, é importante que as pessoas se previnam, usem camisinha em suas relações e façam o exame. A Prefeitura tem se esforçado bastante para oferecer todo o cuidado necessário e acolhedor aos pacientes, tanto que as estruturas do SAE foram ampliadas em 2014, visando o bem estar dos assistidos”, reforçou.
Desde agosto de 2014, o setor passou a funcionar na Rua Francisco Paulo Russo, na região central. Até então, os serviços eram oferecidos na Avenida Governador Garcez, no Jardim Belvedere.
O novo SAE conta com sete salas, três a mais do que no antigo prédio. A nova estrutura disponibiliza ainda consultório médico, sala para coleta de sangue, farmácia, sala de acolhimento e aconselhamento, consultório psicossocial, sala de reunião e treinamentos dos funcionários, cozinha e mais quatro banheiros: dois para funcionários e dois para o público.
O local também ganhou com novos mobiliários, computadores e novos equipamentos para a coleta de sangue.
O que é preciso para fazer o teste?
Assim como em 2014, a Campanha Fique Sabendo realiza os testes rápidos para HIV também por fluido oral – o exame de triagem é disponibilizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Esse teste detecta anticorpos contra o HIV no fluido oral da pessoa. O exame fornece o resultado que pode ser analisado a olho nu, em até 30 minutos.
Para fazer o teste, basta apresentar documento de identidade com foto. Não é necessário estar em jejum para a coleta do material. O resultado fica pronto em 10 minutos.
Se a pessoa comeu, fumou, bebeu, escovou os dentes ou praticou qualquer atividade oral deve esperar 30 minutos antes de fazer o exame. Esses cuidados são necessários para evitar possíveis alterações no resultado.
Já os testes de punção digital são realizados com algumas gotas de sangue da ponta do dedo. O resultado fica pronto em até 15 minutos.
Em 2014, foram realizados 1.199 exames no município durante a campanha Fique Sabendo, no período de 24 de novembro a 6 de dezembro. Na ocasião, oito novos casos foram diagnosticados.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 33 milhões de pessoas convivem com o vírus do HIV no planeta, e diariamente surgem 7.500 novos casos.
O vírus da imunodeficiência humana (HIV) ataca o sistema imunológico, que é responsável por nos defender de doenças. A síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) é o estágio mais avançado do ataque ao nosso sistema imunológico, o que deixa o organismo da pessoa vulnerável a diversas doenças.
Mais informações sobre a Campanha podem ser obtidas pelo telefone é 3544-2064.
Como o HIV é transmitido*
• Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo)
• Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas
• De mãe para filho, durante a gestação, o parto e a amamentação
• Por transfusão de sangue
* É importante lembrar que o HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres ou pratos, e contato com suor ou lágrimas
Anderson Cândido/Secom