O requerente poderá solicitar abertura de um processo via internet através do link Serviços ao Cidadão / Protocolo Administração / Solicitação de Abertura de Processo ou pessoalmente no Setor de Protocolo da Prefeitura.
Deverão ser preenchidos os seguintes dados:
1 – Tipo de Processo: Neste campo o requerente deverá preencher o tipo de processo que se deseja abrir dentre os disponíveis no Município (Abertura de Firma, Aprovação de Projeto, Certidão de Emplacamento, etc). Na ausência do tipo desejado o requerente deverá solicitar a opção Outros.
2 – Motivo: neste item o requerente deverá preencher os dados referentes a sua solicitação e os motivos de se efetua-la. Exemplo: Solicito aprovação de projeto de construção de um prédio residencial no imóvel situado à Avenida Oswaldo Menegasso, lote 003, da quadra S, do Jardins de Samantha III sob a Referência Cadastral de número 12.5.08.46.003.000.
3 – Dados Pessoais: Neste campo deverá ser preenchido o Tipo de Pessoa, se Física ou Jurídica, CPF, nome, e-mail, endereço de correspondência e telefone de contato.
4 – Documentos: neste campo deverão ser anexados os documentos pertinentes a abertura do processo. A Prefeitura com a finalidade de auxiliar o usuário, já disponibilizou uma lista de documentos necessários a cada tipo de solicitação.
Não. Ao solicitar a abertura do processo você receberá um e-mail informando que foi aberta uma nova solicitação. Esta solicitação será analisada pelo setor de protocolo do Município, que encaminhará, o mais breve possível, uma resposta à solicitação. Se deferida você receberá um novo e-mail com o número do processo. E se indeferida, receberá o motivo do indeferimento e as instruções a serem seguidas para uma nova solicitação.
O sistema permite que sejam anexados documentos em pdf, em doc (Arquivo de Texto), em JPG (foto), em rar (arquivo compactado, que permite anexar vários documentos de uma única vez).
O requerente poderá consultar um processo no site do município através do link Serviços ao Cidadão Protocolo Administração Consulta de Processo. Para a consulta é exigido do requerente o Número Único informado quando da protocolização do mesmo. Caso não disponha do número único poderá o requerente consultar o processo selecionando o Município de Araras, Estado de São Paulo, o nome do requerente, CPF, CNPJ, ou Número do Processo (o número do processo deverá ser preenchido da seguinte maneira número ano, exemplo 181252015).
Os documentos anexados poderão ser visualizados por funcionários públicos municipais, devidamente credenciados e com acesso ao sistema restrito por senha, e por pessoas que possuam o número do processo.

1161632015000