Programa que promove o estímulo às iniciativas culturais da sociedade civil já existentes, por meio da consecução de convênios celebrados após a realização de chamada pública. A prioridade do programa são os convênios com governos estaduais e municipais, além do Distrito Federal, para fomento e conformação de redes de pontos de cultura em seus territórios. Ele é a referência de uma rede horizontal de articulação, recepção e disseminação de iniciativas culturais. Como um parceiro na relação entre estado e sociedade, e dentro da rede, o Ponto de Cultura agrega agentes culturais que articulam e impulsionam um conjunto de ações em suas comunidades, e destas entre si.

O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e a sociedade civil. A adesão à rede de Pontos de Cultura é voluntária, realizada a partir de chamamento público, em editais lançados pelo Ministério da Cultura, pelos governos dos Estados ou pelas Prefeituras. Eventualmente, outras instituições públicas podem ser responsáveis pelo chamamento público.
Para se tornar um Ponto de Cultura, os responsáveis pela entidade devem participar do edital de divulgação da Rede de Pontos de Cultura do seu estado ou município, enviando projeto para análise da comissão de avaliação, composta por autoridades governamentais e personalidades culturais.

Clique aqui e baixe o edital de chamamento.

Os aprovados na Seleção do Edital de Chamamento e Seleção de Entidades para o desenvolvimento do Projeto "Rede de Pontos de Cultura - Araras Cultural", Edital nº 01, de 13 de setembro de 2013, realizada em 25/04/2014 na sede da Secretaria Municipal de Cidadania e Ação Cultural, avaliados por: Norma Regina Coutinho Rocha e Henry Alexandre Durante Machado, representantes do Ministério da Cultura; Giovane Luiz Moraes e Graziela Zorzenon, representantes da sociedade civil; e Marcelo Daniel e Gustavo Lussari, representantes da Prefeitura Municipal de Araras, nomeados pela portaria n° 11.442 de 24/04/2013, do Município de Araras, foram:

1 - OSCIP Ylê Axé de Yansã;
2 - Associação de Moradores dos Bairros José Ometto
3 - Associação Punho do Dragão
4 - AVIDA - Associação para Valorização e Inclusão das pessoas com Deficiência de Araras

Informações
Secretaria de Ação Cultural e Cidadania
3541-5763 | cultura@araras.sp.gov.br