A GCM (Guarda Civil Municipal) realizou nesta quarta-feira (19) uma palestra na sede do Tiro de Guerra 02-053, para 97 atiradores de 19 anos. A iniciativa faz parte das ações que ocorrem ao longo de todo o mês por conta do Agosto Lilás, campanha de combate à violência contra a mulher. O objetivo foi trabalhar a educação desses homens, para evitar que se tornem futuros agressores. Entre os temas abordados estava o machismo estrutural.
“Esse é um pedido do próprio Ministério Público que deseja que a campanha Agosto Lilás não só ajude as mulheres vítimas de violência a identificarem e denunciarem esses atos, mas que também trabalhe na raiz do problema, na educação e conscientização dos homens, para evitar futuros casos de crimes contra as mulheres”, explicou a GCM palestrante, Mayra Brito Meneghini.
“Ficamos felizes em poder colaborar com a campanha desenvolvida na cidade e esse assunto é muito pertinente na formação desses jovens como cidadãos. Se preparamos eles para defenderem o território nacional, também podemos prepara-os para defenderem as mulheres”, disse o sub-tenente do TG, Vinicius André Vinícius de Melo.
A Campanha Agosto Lilás 2026 em Araras acontece em parceria da Prefeitura de Araras, por meio das secretarias de Assistência Social, da Saúde e de Segurança Pública e Defesa Civil, em parceria com a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Araras.
Agosto Lilás na Festa do Peão
Outra ação realizada durante a Campanha Agosto Lilás na cidade, aconteceu durante a Festa do Peão de Araras. Em todos os dias da festa, de quinta-feira (13) à domingo (16), uma estrutura montada próxima a área dos shows distribuiu materiais informativos sobre a violência contra as mulheres. Cartazes e folhetos indicavam como identificar os seis tipos de violência, como denunciar os agressores e como procurar assistência e proteção.
Participaram da ação funcionárias da secretaria de Assistência Social, da secretaria de Saúde, Guardas Municipais da secretaria de Segurança Pública e representantes da Procuradoria da Mulher.
“O objetivo foi divulgar nossa campanha que está sendo veiculada, orientar possíveis vítimas, informar toda a rede de proteção existente no município e tentar diminuir os números de casos de violência contra a mulher que acontece nesse tipo de evento, explicou a secretária de Assistência Social, Mirian Vanessa Pires Franzini.
A campanha Agosto Lilás 2026 foi lançada no último dia 7 de agosto em Araras, data em que a Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006) – referência fundamental no enfrentamento da violência doméstica no Brasil – completou 20 anos.
A programação do Agosto Lilás continua até o fim do mês na cidade, confira as ações.
20 de agosto – quinta-feira
9h - Roda de Conversa Agosto Lilás com Patrulha Maria da Penha
Igreja Santa Luzia - Rua das Azaléias, 100, Jd. Sobradinho
19h - Palestra “Seja dona de sua trajetória”, com Paola Goulart Rosa (Sebrae)
Casa SP Afro Brasil “Ângela Maria Bento” - Rua João Buzolin, 490, Jd. Luiza Maria
21 de agosto – sexta-feira
9h - Blitz de trânsito informativa, parceria Patrulha Maria da Penha, Demutran e Procuradoria da Mulher
Praça Barão de Araras
22 de agosto - sábado
13h às 17h - Orientação e panfletagem Agosto Lilás no Festival Cultura da Infância
Campo de Futebol do Jardim Nova Olinda - Rua Vitória Régia, s/n
26 de agosto – quarta-feira
13h30 – Palestra sobre educação financeira, com Fernanda Chiaradia - Sicoob Mantiqueira
Casa da Mulher Paulista “Bruna Angleri” - Rua João Buzolin, 490, Jd. Luiza Maria
27 de agosto – quinta-feira
19h - Roda de Conversa
OSAF (Obra Salesiana de Apoio Fraterno) - Rua Irmã Divã Patarra, 534, Jd. Piratininga
29 de agosto - sábado
13h30 às 17h30 – Escuta e construção coletiva de programas voltados às mulheres de Araras – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Câmara Municipal de Araras – Avenida Zurita, 181, Jd. Belvedere
Denuncie!
Em caso de violência ou abuso físico, sexual, psicológico, moral, patrimonial, ou vicária, ligue 180. Você também pode denunciar pelo aplicativo “Está Acontecendo” ou pelos números 153 da GCM e 190 da Polícia Militar.
A rede de proteção também é composta por:
Patrulha Maria Da Penha – (19) 99703-4966 e (19) 3541-1532 – atua na prevenção e no combate à violência doméstica.
Casa da Mulher – (19) 3541-1881 - acolhimento, suporte jurídico e psicológico.
Delegacia Da Mulher – (19) 3542-1054 – registro de ocorrências, solicitação de medidas de proteção.
Procuradoria Especial da Mulher – (19) 3543-3300 – atua no combate de todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres.
Secom/Prefeitura de Araras