A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 22/06/2026 às 15:24
Produtores rurais devem vacinar rebanhos contra brucelose até dia 30 de junho
Doença afeta bois, vacas e búfalos; fêmeas entre três e oito meses devem ser vacinadas

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura orienta os produtores rurais sobre a vacinação contra a brucelose, doença que afeta bovinos (bois e vacas) e bubalinos (búfalos), e que deve ser feita até o dia 30 de junho.

As fêmeas com idade entre três e oito meses devem receber o imunizante, que precisa ser aplicado por médico-veterinário cadastrado na Defesa Agropecuária. Veja a lista de profissionais aqui.

A brucelose provoca principalmente abortos, queda na produtividade e dificuldades reprodutivas nos rebanhos. Além disso, trata-se de uma zoonose, ou seja, uma doença que também pode ser transmitida aos seres humanos, especialmente pelo contato com animais infectados ou pelo consumo de leite e derivados produzidos sem inspeção sanitária.

A vacinação das bezerras é uma das principais medidas de controle previstas pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), contribuindo para a proteção dos rebanhos, da saúde pública e da produção agropecuária.

Em caso de dúvidas, procure a Casa da Agricultura de Araras na Rua Emílio Ferreira, 70, Vila Queiroz ou entre em contato pelo telefone (19) 3541-2558.

 

Secom/Prefeitura de Araras