
A Prefeitura de Araras deu início ao processo de migração da telefonia analógica para a telefonia digital, acompanhando a modernização dos serviços de telecomunicações em todo o país. A mudança é necessária, tendo em vista que a telefonia analógica será descontinuada no Brasil até o ano de 2028.
De acordo com o DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), a migração já está em andamento e será realizada de forma gradual, a fim de garantir a continuidade dos serviços prestados à população.
Nesta primeira etapa estão sendo substituídas as linhas de tronco principal, conhecidas como troncos de PABX DDR, utilizadas em prédios estratégicos da Administração, como o Paço Municipal; as secretarias da Saúde, de Educação e de Segurança Pública; o DTIM (Departamento De Transporte Interno e Manutenção); e o CAEM (Centro de Atendimento às Especialidades Médicas) “Dr. Nelson Salomé”.
Na sequência, será realizada a migração das linhas de atendimento com números de três dígitos como o 192 (SAMU), 153 (Guarda Civil Municipal), 156 (Atendimento ao Cidadão) e 199 (Defesa Civil). Posteriormente, o processo contemplará as linhas telefônicas convencionais individuais distribuídas em outros setores da Prefeitura.
Durante o período de migração, poderão ocorrer interrupções pontuais no serviço de telefonia, em razão dos ajustes técnicos necessários. A Prefeitura ressalta que as equipes das prestadoras de serviços, juntamente com a equipe técnica do DTI, estão trabalhando para que eventuais impactos sejam minimizados durante o processo de migração, que será realizado de forma gradual ao longo do ano.
Secom/Prefeitura de Araras