A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 05/01/2026 às 15:05
Inspetora Sônia Lima é a primeira mulher a comandar a GCM de Araras
Agente exerce a função de subcomandante desde setembro de 2025 e ficará no comando durante as férias do Inspetor Daniel Ponessi

 

A Inspetora Sônia Aparecida de Oliveira Lima assumiu o cargo de comandante interina da Guarda Civil Municipal (GCM) nesta segunda-feira (5), marcando um momento histórico para a corporação: ela é a primeira mulher a comandar a instituição. Sônia assume a função no período de férias do Inspetor Daniel Ponessi.

Formada em Gestão Ambiental, ela ingressou na GCM de Araras em 30 de março de 1993, tendo 32 anos de corporação. Durante sua trajetória profissional, a Inspetora atuou em diversos setores, incluindo patrulhamento nas ruas e serviços administrativos. Desde 29 de setembro de 2025, exerce a função de subcomandante da GCM, tornando-se a primeira mulher a assumir a segunda posição hierárquica na cadeia de comando da instituição.

“A nomeação da Inspetora Sônia Lima representa não apenas um marco histórico para a GCM de Araras, mas também um importante avanço na representatividade feminina em cargos de liderança na segurança pública municipal”, afirma João Tranquillo Beraldo, secretário de Segurança Pública e Defesa Civil.

Para assumir a função de comandante, de acordo com a Lei Complementar Nº 90 de 2 de dezembro de 2016, é necessário estar dentro do quadro de servidores públicos municipais efetivos da GCM de Araras, ter mais de 21 anos de carreira, graduação em nível superior de ensino e ostentar bom comportamento.

 

Secom/Prefeitura de Araras