A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, divulga nesta terça-feira (23) o boletim epidemiológico da dengue. Em dezembro, até o momento, somente um caso da doença foi confirmado na cidade. Desde maio as confirmações estão caindo e, como mostra o gráfico abaixo, os números são menores do que o mesmo período do ano passado: de maio a dezembro.
Em 2024, dezembro teve 30 casos confirmados e maio foi o mês com mais notificações, 593. No ano todo, foram 1.800 confirmações. Já em 2025, a dengue teve maior incidência em março, com 1.446 casos, quase o mesmo número do ano passado inteiro. Até o momento, são 3.911 confirmações da doença.
Apesar dos números altos, as ações realizadas pelo Setor de Combate a Endemias foram essenciais para que não houvesse ainda mais casos. Durante o ano, foram realizados oito mutirões em diversas regiões da cidade, com a retirada de possíveis criadouros do mosquito e aplicação de larvicida. As reuniões do Comitê de Combate à Dengue, que reúne representantes de todas as secretarias da Prefeitura também continuaram acontecendo. “Também fizemos a nebulização nos locais que tiveram casos confirmados e ações educativas em escolas, conscientizando as crianças”, disse a chefe do Setor de Combate a Endemias, Luciana Bianco.
A maior incidência da dengue acontece nos próximos meses, entre janeiro e maio, período de chuva e calor. Por isso, continue fazendo sua parte! Ações simples podem ajudar a eliminar os criadouros do mosquito:
- Não deixe água parada em potes e pratos de plantas;
- Descarte corretamente o lixo doméstico;
- Vede reservatórios e caixas d’água;
- Desobstrua calhas, lajes e ralos;
- Troque sempre a água do seu animal de estimação e lave a vasilha com água e sabão.
Nova vacina em 2026
Em janeiro de 2026 começam a ser aplicadas as primeiras doses da Butantan-DV, vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantã, e distribuída pelo Ministério da Saúde. Em um primeiro momento, as vacinas serão destinadas prioritariamente aos profissionais da Atenção Primária à Saúde de todo o país, que atuam na linha de frente do SUS. Estão incluídos agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos que realizam visitas domiciliares.
Depois, poderão ser imunizadas pessoas de 12 até 59 anos, com dose única. Nesse público, o imunizante mostrou 74,7% de eficácia geral, 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme e 100% de eficácia contra hospitalizações por dengue.

Secom/Prefeitura de Araras
Com informações do Ministério da Saúde