A Prefeitura de Araras mantém as ações de prevenção contra a dengue durante todo o ano, mas vai intensificá-las no período de chuvas. O Comitê de Combate ao Aedes aegypti esteve reunido nesta terça-feira (19) com representantes das secretarias municipais e dos hospitais da cidade, para discutir o tema e propor ações práticas.
No encontro, o Setor de Combate a Endemias também apresentou o que foi realizado no último mês. “Nós fizemos mutirões pela cidade, participamos do Sábado com Saúde, estivemos no Cemitério Municipal para orientar os munícipes no Dia de Finados, e também continuamos com os bloqueios e nebulizações em bairros que registram casos de dengue”, explica Luciana Bianco, chefe do Setor.
Como as confirmações da doença na cidade estão caindo desde maio, a Secretária da Saúde consegue acompanhar caso a caso, o que permite que ações de prevenção mais efetiva sejam realizadas. “Assim, pretendemos ter um início em 2026 mas tranquilo do que 2025, sem tantos casos de dengue. Mas jamais podemos descuidar e precisamos da colaboração da população, com cada um cuidando da sua casa e do seu quintal", disse Luciana.
Vacina contra a dengue
Também pensando em 2026, o Governo Federal programa o desenvolvimento de uma nova vacina contra a dengue. “Ela já está em desenvolvimento, uma parceria do Ministério da Saúde com o Instituto Butantã, e a expectativa é que a Anvisa tenha o registro até dezembro. Esperamos que os imunizantes cheguem à população já no ano que vem”, declarou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em visita a Araras no último sábado (15).
Atualmente, o Brasil aplica a vacina contra a dengue em adolescentes de 11 a 14 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante também está disponível na rede privada para pessoas dos quatro aos 60 anos de idade.
Dengue em Araras
Segundo o boletim epidemiológico divulgado na última terça-feira (18), são 3.901 casos confirmados na cidade desde o início do ano, com dez óbitos e duas mortes em investigação. Os casos vem caindo desde maio, mês que teve 367 confirmações.

Secom/Prefeitura de Araras