A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 17/11/2025 às 10:50
Hospital São Leopoldo Mandic inaugura UTI em Araras
Dez leitos atenderão casos graves do município e região; cerimônia de inauguração aconteceu no último sábado (15), com a presença do Ministro da Saúde
Autoridades fazem inauguração de ala da UTI. Foto: Danilo Lima/Secom

 

O Hospital São Leopoldo Mandic inaugurou no último sábado (15) uma nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Araras, composta por dez leitos com monitores multiparamétricos e ventiladores microprocessados. Um deles tem isolamento respiratório e pressão negativa.

A cerimônia contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e do prefeito Irineu Norival Maretto. Também compuseram a mesa da solenidade Guilherme Succi, diretor executivo do Hospital; César Pinheiro, diretor administrativo; Romildo Benedito Borelli, secretário municipal da Saúde; e Rodrigo Soares, presidente da Câmara Municipal.

A nova área do hospital tem 415,43 m² e vai atender pacientes graves. “O que a população mais almeja, quando precisa de atendimento, é um espaço de qualidade, com leitos preparados”, disse o prefeito Irineu Maretto. “Essa UTI é uma das mais modernas do estado. É uma grande conquista para nossa cidade e também para a região”, concluiu. O novo espaço também tem farmácia exclusiva para a UTI, iluminação individual em todos os leitos, quartos com monitor, divisórias fixas, central de monitoramento e estrutura para hemodiálise.

Atualmente, o Hospital conta com 155 leitos, sendo 73 destinados ao SUS (Sistema Único de Saúde). Para assegurar a continuidade e qualidade dos serviços, o município de Araras recebeu um incremento no Teto MAC (Média e Alta Complexidade) superior a R$ 33,4 milhões do Governo Federal.

“Nós já alocamos recursos no ano passado, inclusive, para ajudar na reforma, em todo esse processo de reformulação aqui. E assinamos mais verba para o Fundo Municipal de Saúde de Araras, recursos que podem vir direto para o funcionamento do Hospital Leopoldo Mandic, ampliando o atendimento”, destacou o ministro Alexandre Padilha.

O prefeito Maretto aproveitou a oportunidade para solicitar ao ministro novas ambulâncias para o município, incluindo três novos veículos para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Outro pedido foi um ambulatório de saúde integral às pessoas trans de Araras.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais e os vereadores Marluce Lima (PL), Fábio Domingues (Republicanos) e Rosa Scanavini (PRD).

 

No total, 10 leitos vão atender a população. Foto: Danilo Lima/Secom

 

O prefeito Irineu Maretto discursa no evento. Foto: Danilo Lima/Secom

 

Assinatura de portaria oficializou a abertura dos leitos e repasse do Governo Federal à Araras. Foto: Danilo Lima/Secom

 

Secom/Prefeitura de Araras