A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, retomou no sábado (25), os mutirões contra dengue, com objetivo de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, dos bairros da cidade. Agentes do Setor de Controle de Endemias visitaram 930 residências no Jardim São João, na região Norte.
Segundo o Setor, do total de casas vistoriadas, 586 estavam abertas e 344, fechadas; em oito locais foram encontrados criadouros do mosquito da dengue. “A retomada do mutirão é muito importante, porque, em breve, começa o período de chuvas, e os recipientes e outros objetivos expostos, que podem acumular água, acabam se tornando criadouros. O nosso trabalho, então, é recolher esses materiais para evitar a proliferação do mosquito e conter a transmissão da dengue”, explicou coordenadora do Setor de Controle de Endemias, Luciana Bianco.
Dengue em Araras
Segundo o último boletim do Controle de Endemias, divulgado nesta terça-feira (28), 3.896 casos foram confirmados durante o ano na cidade, com quatro pessoas aguardando resultado de exames, 9 óbitos e um em investigação. O número de casos caiu nos últimos meses por conta do período de estiagem, mas a prevenção deve continuar.
O Setor de Controle de Endemias pede para que cada munícipe faça sua parte e elimine possíveis criadouros do mosquito da dengue de suas residências, como latas, frascos plásticos, vasos, pratos de plantas, ralos, baldes, regador de plantas, garrafas e pneus. Caso apresente sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, coceira, manchas no corpo, vômito, diarreia, procure o posto de saúde mais próximo de sua casa.
Secom/Prefeitura de Araras