Pela primeira vez na história, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Araras tem uma Subcomandante mulher: a Inspetora Sônia Lima, que assumiu o cargo em cerimônia realizada nesta segunda-feira (29), na sede da Guarda. Com 32 anos de carreira na GCM, ela atuou nas ruas e também na área administrativa, assumindo o posto que era ocupado pelo Inspetor Edson Teodoro, que se afasta por motivos particulares.
“Hoje temos na corporação o mesmo número de vagas para homens e mulheres, buscando uma igualdade entre os gêneros”, disse o comandante da GCM, Inspetor Daniel Ponessi, que abriu as falas das autoridades presentes no evento.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, João Tranquillo Beraldo, também participou, e ressaltou o perfil ponderado da servidora e seu desempenho enquanto GCM. “É um momento histórico, de valorização da pessoa e da mulher que Sônia é. Ela tem todas as condições para desempenhar as tarefas do cargo”, afirmou.
Assim como outros postos de chefia da GCM, a subcomandante da Guarda foi nomeada por ato do Executivo, portanto, pelo prefeito Irineu Maretto, com indicação do secretário de Segurança. Trata-se de uma função de confiança, e, segundo a Lei Complementar n° 90, de 2 de dezembro de 2016, para ocupar o cargo deve ser escolhido um servidor público efetivo da GCM com mais de 17 anos de carreira, graduação de nível superior e bom comportamento.
Encerrando a cerimônia, a subcomandante Sônia agradeceu ao comando da GCM e aos colegas presentes. “Vou dar tudo de mim para atender às expectativas e conto com vocês, com toda a corporação”, disse. Ela ainda ressaltou a importância de ocupar o cargo. “Essa ainda é uma área predominantemente masculina, então estar aqui ocupando esse lugar mostra para outras mulheres que querem seguir a carreira na GCM, que é possível almejar e chegar a postos mais altos”, concluiu.
Além dos GCMs e autoridades já citadas, também estiveram presentes o diretor da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Wanderlein Geraldo Júnior, e o diretor do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), Inspetor Cristiano Rogério Barbosa.
História
A Guarda Civil Municipal de Araras, fundada em 1967, pelo prefeito Ivan Estevam Zurita, carrega em sua história a marca do pioneirismo, por ser a primeira Guarda armada do estado de São Paulo.
A presença feminina na GCM da cidade iniciou-se em 1988, com o Comandante Capitão Odair Monteiro e, desde então, mulheres corajosas e comprometidas tem se dedicado à missão constitucional de proteger o patrimônio público e garantir o patrulhamento preventivo e ostensivo, destacando-se principalmente em áreas sensíveis como a Patrulha Maria da Penha e o Programa Anjos da Guarda.
“A nomeação da Inspetora Sônia, como Subcomandante, é um reconhecimento merecido pela competência e liderança inquestionáveis. Ela representa cada mulher que já vestiu o uniforme da GCM e inspira muitas outras. É um feito histórico e Araras se orgulha disso”, parabenizou o Comandante Ponessi.
Secom/Prefeitura de Araras