A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CMI (Conselho Municipal do Idoso) realizam na próxima sexta-feira (30) a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”. O evento acontece das 7h às 13h na FHO (Fundação Hermínio Ometto), nas salas 11 a 13, 18 e 19, e no auditório do prédio central.
A Conferência é um local para propor ações para superação das barreiras ao direito de envelhecer, defendendo uma velhice digna e saudável, além de promover e defender os direitos da pessoa idosa. “É a oportunidade para discutir e fortalecer políticas públicas, com a participação popular”, afirma Laura Giachetti Botezelli, secretária municipal de Assistência Social.
Serão trabalhados cinco eixos temáticos, que abordam diferentes aspectos dos direitos da pessoa idosa no Brasil. São eles:
Eixo 1 - Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
Eixo 2 - Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
Eixo 3 - Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
Eixo 4 - Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
Eixo 5 - Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
Quem tiver dúvidas ou quiser outras informações deve entrar em contato pelo telefone 3543-1700 (Secretaria de Assistência Social) ou pelo WhatsApp (19) 99967-0515 (Casa dos Conselhos).
Secom/Prefeitura de Araras