A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 12/05/2025 às 10:34
Clube do Livro: segunda parte de “Meu Nome é Vermelho” será discutida em maio
Discussão será online, pelo Google Meet, no sábado (24) às 17h; inscrições para participar estão disponíveis
No Brasil, o livro é publicado pela editora Companhia das Letras. Foto: Arte - Secom/PMA

 

A segunda parte do livro “Meu Nome é Vermelho”, do autor turco Orhan Pamuk, será discutida no dia 24 de maio (sábado), no Clube do Livro de Araras, às 17h, pela plataforma Google Meet. O formulário de inscrição para participar está disponível aqui.

Em abril, os leitores debateram do capítulo um ao 17 e, agora, vão do 17 ao 34. “Como é um livro extenso, com mais 500 páginas, a leitura foi dividida em duas partes”, explica a bibliotecária Priscila de Araújo Brito.

No Brasil, o livro é publicado pela editora Companhia das Letras.

 

Resumo do livro

Narrativa policial, um amor proibido e reflexões sobre as culturas do Oriente se reúnem neste livro. A história se passa em Istambul, no fim do século XVI. Para comemorar o primeiro milênio da fuga de Maomé para Meca, o sultão encomenda um livro de exaltação à riqueza do Império Otomano.

Na tentativa de afirmar a superioridade do mundo islâmico, as imagens do livro deveriam ser feitas com técnicas de perspectiva da Itália renascentista. As intenções secretas do sultão logo dão margem a especulações, desencadeando intrigas e o assassinato de um artista que trabalhava no livro. Ao mesmo tempo, desenrola-se o caso de amor entre Negro, que volta a Istambul após doze anos de ausência, e a bela Shekure. Construída por dezenove narradores - entre eles um cachorro, um cadáver e o pigmento cuja cor dá nome ao livro -, a história surpreende pela exuberância estilística, que reflete o encontro de duas culturas. 

 

O autor

Orhan Pamuk é um renomado escritor turco, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2006. Sua obra explora temas como identidade nacional, choque cultural e a história da Turquia. Entre seus livros mais conhecidos estão "Meu Nome é Vermelho", "O Museu da Inocência" e "Neve".

 

Sobre o Clube

O Clube do Livro de Araras é uma iniciativa independente criada pelos leitores Isabella Spatti e Danton Favaretto, em 2019, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Os encontros mensais e on-line reúnem admiradores da literatura que trocam ideias e percepções sobre a obra escolhida.

 

Secom/Prefeitura de Araras