Publicado em: 29/01/2024 às 12:02
Combate ao racismo e à intolerância religiosa são as bases do Cortejo Águas de Oxalá
Com mais de 200 participantes, 30ª edição do evento aconteceu no domingo (28)

Com mais de 200 participantes, o 30º Cortejo Águas de Oxalá intensificou mais uma vez a luta contra o racismo e a intolerância religiosa. Realizado no domingo (28), o evento contou com a tradicional lavagem das escadarias da Igreja Santa Cruz.

A concentração teve início às 8h, em frente à Casa da Memória de Araras “Pedro Pessotto Filho”, onde os religiosos realizaram o momento de louvação aos orixás. Na sequência percorreram as ruas da região central da cidade até a Igreja Santa Cruz. Após o Cortejo, houve uma oficina de percussão e uma roda de samba, ambas realizadas no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”.

“Neste ano, além da nossa representação, contamos com a participação de integrantes de terreiros de Leme, Santa Gertrudes, Rio Claro, Pirassununga, Limeira, Mogi Mirim e Curitiba/PR e João Pessoa/PB. Foram momentos de muita celebração e aprendizado”, comentou Eduardo Leite (Babalorixá de Osogiya), presidente da Comissão Municipal de Religiões de Matriz Africana.

Calendário Turístico

Em 2017, o evento passou a fazer parte do calendário Turístico do Estado de São Paulo por meio da Lei 16.562 – de 31 de outubro. A celebração religiosa é organizada pela Comissão Municipal de Religiões de Matriz Africana; pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Comunidade de Terreiro Ilê Axé de Iansa; com apoio da Prefeitura de Araras.

Outras informações sobre o Cortejo podem ser obtidas pelo telefone 3541-5763 (Secretaria de Cultura).