Publicado em: 25/05/2023 às 15:00
Operação Estiagem: equipes da Defesa Civil de Araras participam de oficina preparatória em Piracicaba
Evento foi organizado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e contou com a participação de outros 15 municípios

A Defesa Civil de Araras participou da oficina preparatória para a Operação Estiagem, promovida pela Defesa Civil do Estado de São Paulo no Centro de Tecnologia Canavieira em Piracicaba (SP). A capacitação reuniu outros 15 municípios e foi dividida em duas fases.

Na teórica, os alunos aprenderam sobre o acionamento do Plano de Contingência para o período de estiagem e o Plano de Auxílio Mútuo em Emergência (PAME), monitoramento da umidade relativa do ar (URA) e inserção de dados no Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC), protocolo de acionamento de aeronaves e crimes ambientais relacionados a incêndios.

Durante a fase prática foram ensinadas técnicas de combate direto e indireto a incêndios em coberturas vegetais, além do uso correto dos equipamentos e as regras de segurança para deslocamento na mata. Além disso, foram abordadas as questões envolvendo a legislação com vistas à redução dos incêndios florestais.

As oficinas são anuais e fazem parte das capacitações desenvolvidas pela Defesa Civil do Estado por meio da Escola de Defesa Civil, plataforma destinada ao ensino e treinamento de coordenadores, agentes e voluntários.

A Defesa Civil de Araras já possui o certificado de participação, que é importante para o Programa Município Verde-Azul, e também estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e da execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.