Publicado em: 10/05/2023 às 15:58
“O Pintassilgo” fecha a temporada 2022/2023 do Clube do Livro
Obra de Donna Tartt será discutida em dois encontros, com o 1° ocorrendo no próximo dia 27 (sábado), às 16h, pela plataforma Google Meet
"O Pintassilgo” foi vencedor do Prêmio Pulitzer (na categoria ficção) em 2014

“O Pintassilgo”, de Donna Tartt, irá fechar a temporada 2022/2023 do Clube do Livro de Araras. A obra ganhadora do Prêmio Pulitzer (na categoria ficção) em 2014 será discutida em dois encontros, com o 1° (leitura até a página 347) ocorrendo no próximo dia 27 (sábado), às 16h, pela plataforma digital Google Meet. Para se inscrever clique aqui.

“A 2ª parte do livro será discutida no mês de junho. Além do prêmio que abrange a excelência na área do Jornalismo, Literatura e composição musical, a obra ganhou adaptação cinematográfica em 2019 com direção de John Crowley e participação de Nicole Kidman e Sarah Paulson”, comentou o bibliotecário municipal, Gustavo Grandini Bastos.

Resumo da Obra

Quando Theo Decker, nova-iorquino de treze anos, sobrevive milagrosamente a um acidente que mata sua mãe, o pai o abandona e a família de um amigo rico o adota. Desnorteado em seu novo e estranho apartamento na Park Avenue, perseguido por colegas de escola com os quais não consegue se comunicar e, acima de tudo, atormentado pela ausência da mãe, Theo se apega a uma lembrança poderosa de seu último momento ao lado dela: uma pequena, misteriosa e cativante pintura que acabará por arrastá-lo ao submundo da arte. Já adulto, Theo circula com desenvoltura entre os salões nobres e o empoeirado labirinto da loja de antiguidades onde trabalha. Apaixonado e em transe, ele será lançado ao centro de uma perigosa conspiração. "O pintassilgo" é uma hipnotizante história de perda, obsessão e sobrevivência, um triunfo da prosa contemporânea que explora com rara sensibilidade as cruéis maquinações do destino.

No Brasil, o livro foi publicado pela Editora Cia. Das Letras

Autora

Ganhadora do Prêmio Pulitzer e atualmente com 59 anos (23/12/1963), Donna Tartt é uma escritora, romancista, ensaísta e crítica literária norte-americana. Além de “O Pintassilgo” (sua Magnum Opus), a autora também é conhecida pelo romance psicológico “A História Secreta”, publicado originalmente em 1992.

Sobre o Clube do Livro

O Clube do Livro é uma iniciativa independente criada pelos leitores Isabella Spatti e Danton Favaretto em 2019 com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3551-1534 (Biblioteca Municipal).

Atualmente com 59 anos, Donna Tartt é uma escritora, romancista, ensaísta e crítica literária norte-americana (FOTO: Divulgação)