Publicado em: 11/04/2023 às 10:24
Novos validadores são instalados nos ônibus do TCA
Sistema de bilhetagem eletrônica será inserido nos novos coletivos da Autarquia

O validador é a parte central do sistema de bilhetagem eletrônica. Usualmente instalado próximo à catraca dos ônibus, o validador tem como função principal realizar a leitura e gravação dos dados dos cartões de todos os usuários.

Ele verifica as regras de uso dos cartões, como por exemplo, o saldo, o tipo de cartão, ou os benefícios associados. Após a leitura, o validador debita o valor da tarifa, grava o novo valor do saldo no cartão e libera o acesso pela catraca ou bloqueio, isso acontece em milésimos de segundos.

Segundo o presidente Executivo do TCA, Rafael Zaniboni, os equipamentos possuem funções de forma integrada em um único módulo gestor: bilhetagem eletrônica, biometria facial e GPS, facilitando a realização de manutenções e acompanhamento do fluxo de passageiros nos veículos visando melhorar a integração dos usuários.

“Por se tratar de um equipamento especifico e instalado somente por profissionais habilitados os validadores serão implantados de forma gradual e logo todos os veículos contarão com o instrumento em pleno funcionamento”, explicou Zaniboni.

Para a autarquia, as medidas de priorização do transporte coletivo são um sinal de civilidade e progresso e contribuem para a regularidade do transporte público com viagens mais rápidas e seguras que acabam por estimular a preferência da população em relação ao automóvel, ajudando a reduzir congestionamentos, economizando combustíveis e contribuindo com a preservação do meio ambiente.