Publicado em: 17/03/2023 às 15:46
Animais de estimação microchipados ficam protegidos caso se percam
Veterinário do Canil Municipal detalha o procedimento da implantação do chip e ressalta a importância de microchipar seu Pet

Uma garagem aberta ou uma coleira frouxa. Um pequeno descuido que dá ao animal a possibilidade de escapar, correndo o risco de nunca mais ser reencontrado pelo tutor; situações que são ainda maiores com gatos, que aproveitam brechas em janelas entreabertas para dar as “famosas voltinhas” e ir ao encontro de outros da sua espécie.

Algumas ações para evitar que seu animal acabe se perdendo são simples: mais atenção e cuidado com sons ou outros animais que possam assustar o bichinho; é aí que a microchipagem “entra”, crucial caso o pior aconteça.

A Prefeitura de Araras realiza campanhas recorrentes para microchipagem, de forma gratuita, de cachorros, gatos e outros animais.

Durante o processo, que é simples e rápido, realizado de forma indolor, é implantado no pet um chip com número único que funciona como um documento que facilita na identificação do bicho de estimação e do seu dono com a ajuda de um aparelho que realiza a leitura do chip, o pet recebe também um pingente para ser usado na coleira com um código (QR CODE) que pode ser facilmente lido pela câmera do celular e, assim, ser devolvido ao seu dono cadastrado.

“Não é necessário nenhum procedimento pré ou pós-preparatório e a implantação do dispositivo não causa dor ao animal, não resulta em nenhuma alteração no seu estado de saúde ou reação ao organismo.” explica o veterinário Caio Kühl.

Realizada regularmente pela Prefeitura, uma nova campanha de Microchipagem gratuita acontece no domingo (19) das 9h às 12h no Centro Esportivo "Ruy Branco de Miranda". Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3544-4413 (Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura).