Publicado em: 17/03/2023 às 09:28
2º Festival Inhana celebra os 100 anos da artista ararense
Evento acontece no Centro Cultural de Araras e integra as comemorações da Semana do Município

Araras se prepara para receber o 2º FICAR (Festival Inhana da Canção), que reunirá diversas expressões artísticas como teatro, dança, artes plásticas e, claro, música, no dia 26 de março, a partir das 14h, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita.

A data marca o aniversário de 100 anos de Ana Eufrosina da Silva Santos, a Inhana, e será realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). A artista, nascida em Araras, fez dupla e foi casada com Cascatinha, sendo considerada uma das mais importantes da música popular brasileira nas décadas de 40 e 50. O evento encerra a Semana de Aniversário de Emancipação Político-Administrativa do município, comemorado no dia 24 de março.

“Preservar a história e a cultura local deve ser uma ação permanente, não apenas sob a perspectiva artística, mas também de honra à memória desta grande mulher, que quebrou paradigmas na luta contra preconceitos. A arte tem este papel. Prestigiar este e outros eventos locais, conhecer seus artistas e os valorizar é um exercício de cidadania”, declarou o secretário municipal de Cultura, Fredo Júnior.

Em 2021, a SMC promoveu o resgate histórico da maior artista ararense com a realização de uma exposição virtual sobre a cantora, que pode ser acessada clicando no link: beacons.ai/culturaararas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp 3541-5763 da Secretaria Municipal de Cultura.