Publicado em: 14/03/2023 às 13:27
Educação implanta programa Mente Inovadora nas escolas da rede municipal
O prefeito Pedrinho Eliseu foi convidado e participou das atividades em sala de aula

A Secretaria de Educação implantou o programa Mente Inovadora em todas as escolas da rede municipal, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico a partir da solução de problemas e desafios que são trabalhados da creche ao Ensino Fundamental II.

Também conhecido como Mind Lab, o projeto é composto por jogos de raciocínio, usados com o objetivo pedagógico de aprendizagem; desenvolvimento de métodos cognitivos, para orientar o raciocínio dos alunos e fazer com que eles construam as respostas; e mediação da aprendizagem, feita pelos professores.

A combinação desses três fatores é que provoca o salto de aprendizagem, pois faz com que os alunos desenvolvam habilidades cognitivas (de raciocínio) e habilidades sócio emocionais, como trabalhar em equipe e aprender a ganhar e perder, por exemplo.

Essa metodologia é usada em mais de 20 países com excelente rendimento dos alunos. “As crianças são desafiadas a resolver problemas e encontrar soluções para questão praticas, o que é uma dificuldade geral hoje em dia. Então o professor leva as crianças a resolverem essas atividades durante a interação” explica a secretária da Educação Heleine Villas Bôas.

O prefeito Pedrinho Eliseu acompanhou, na segunda-feira (13), a atividade realizada na Emeief CAIC "Professora Maria Zélia Padovani Martins Pereira”. “Mais um projeto inovador implantado na nossa administração onde a proposta é o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático realizando tarefas que são divertidas e educativas. Realizei algumas atividades com os alunos e a criançada não é fraca não”, disse.