Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 08/03/2023 às 12:01
Clube do Livro: tema de discussão em março será a obra “Amada” da autora Toni Morrison
Reunião acontece de forma virtual pelo Google Meet no dia 25 (sábado) às 16 horas

 

Seguindo a ordem do sorteio que selecionou os livros a serem discutidos na temporada 2022/2023 do Clube do Livro de Araras, a leitura deste mês é a obra “Amada” de Toni Morrison. O encontro acontece de forma virtual pela plataforma Google Meet no sábado (25) às 16h, o cadastro para participar pode ser feito clicando aqui.

Resumo da obra

Baseado numa história real, “Amada” é ambientado em 1873, época em que os Estados Unidos começavam a lidar com as feridas da escravidão recém-abolida. Com estilo sinuoso, Toni Morrison constrói uma narrativa complexa entrelaçada com maestria brutalidade e lirismo.

Sethe é uma ex-escrava que, após fugir da fazenda em que era mantida com os filhos, foi refugiar-se na casa da sogra em Cincinatti. No caminho, ela dá à luz a menina Denver, que vai acompanhá-la ao longo da história. A relação familiar, bem como os traumas do passado escravizado, transformarão a vida e o futuro de ambas de forma irreversível. “Amada” segue uma estrutura não-linear, viaja do presente ao passado, alterna pontos de vista e sonda cada uma das facetas desta história sombria e complexa. Considerado um clássico contemporâneo, este livro faz um retrato ao mesmo tempo lírico e cruel da condição do negro no fim do século XIX nos Estados Unidos.

Autora

Toni Morrison (1931-2019) foi uma escritora norte-americana laureada com importantes prêmios como o Nobel de Literatura (1993), o Pulitzer (1988) e o National Book Critics Circle Award (1977). Publicou inúmeros trabalhos como "O olho mais azul", "Sula", "Jazz" e "A volta para casa". O livro “Amada” foi adaptado em versão cinematográfica no ano de 1998.

Clube do Livro de Araras

O Clube do Livro é uma iniciativa independente criada pelos leitores Isabella Spatti e Danton Favaretto em 2019 com o apoio da Secretaria de Cultura.

Confira os próximos temas de discussão no Clube:

Abril – “Floresta é o nome do mundo” - Ursula K.Le Guin

Maio – “O Pintassilgo” - Dona Tartt

 

 

Secom/Prefeitura de Araras