Publicado em: 15/02/2023 às 12:55
Saema alerta para a grande quantidade de lixo encontrado nos esgotos da cidade
O descarte incorreto de resíduos em casas e nas vias da cidade entopem as redes de esgoto, causando alagamentos e prejuízos ao munícipe

Um mês após alertar a população sobre os riscos do descarte incorreto de resíduos na rede de esgoto da cidade, o Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) volta a encontrar amontoados de lixo nas redes. Os materiais descartados de forma irresponsável levam prejuízos à Autarquia e ao munícipe, principalmente durante chuvas fortes, onde é exigido mais das redes pluviais para o escoamento da água.

A Autarquia orienta, novamente, os moradores sobre o óleo de cozinha, cabelo, papel, sacola plástica, restos de material de construção e outros resíduos que são alguns dos itens encontrados no sistema de esgoto do município. O mau uso do esgoto obstrui a rede sanitária, danificando as tubulações, causando extravasamentos e transtornos aos moradores, além de comprometer o meio ambiente.

Todo o resíduo retirado das galerias e que muitas vezes ficam presos no sistema de gradeamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) causam muitos prejuízos ao longo de todo o processo. Por isso, o Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) alerta que as redes coletoras não são dimensionadas para receberem lixo e o uso correto do sistema de esgotamento sanitário merece atenção.

Outra prática bastante prejudicial é a interligação indevida e irregular da água de chuva na rede de esgoto, que faz com que o número de extravasamentos aumente consideravelmente no período chuvoso. Por isso, é fundamental que a água da chuva seja sempre escoada por meio das galerias de água pluvial.

“É preciso muita responsabilidade por parte do munícipe na hora de descartar seus resíduos. É uma questão de saúde pública, devemos pensar no futuro e no meio ambiente”, pontuou o presidente do Saema, José Carlos Martini Júnior.

Dicas para o descarte correto de resíduos:

Não descarte lixo (plásticos, cabelos, preservativos, cotonetes) no vaso sanitário, nem mesmo papel higiênico. O vaso sanitário não é lixeira;

Mantenha os ralos de chuveiro, pia e tanque sempre limpos, assim nenhum material sólido será levado para o sistema de esgoto;

Não despeje óleo de fritura na pia, a gordura fica sólida quando esfria, causa obstrução da rede de coleta;

Recolha o resto de óleo de cozinha em recipientes descartáveis e entregue em pontos de coleta para reciclagem. Em residências, verifique periodicamente a caixa de gordura, e se houver excesso de material, providencie a limpeza. Em geral, a retirada da parte sólida deve ser realizada a cada seis meses e de forma manual, mas esse período pode variar de acordo com os hábitos alimentares da família. O resíduo sólido deve ser descartado no lixo comum, em sacos plásticos;

Em prédios, bares e restaurantes a limpeza da caixa de gordura precisa ser feita com muito mais frequência, e pode ocorrer mensalmente, semanalmente ou até diariamente, variando em função do número de moradores (nos edifícios) e da quantidade e do tipo de alimento que o estabelecimento produz (nas lanchonetes e restaurantes);

Nunca ligue calhas e ralos que recebem água da chuva na rede de esgotos. Nem a rede de coleta, nem a estação de tratamento, são dimensionadas para receber essa água. Esse tipo de ligação sobrecarrega o sistema, pode causar rompimentos e retorno do esgoto para as ruas ou até mesmo para dentro dos imóveis. A água da chuva também sobrecarrega e compromete o funcionamento da estação de tratamento, que é dimensionada para receber exclusivamente esgoto;

Direcione a água do tanque e da lavanderia para o sistema de esgoto, jamais para áreas a céu aberto;

Evite plantar árvores próximo às tubulações de esgoto, pois as raízes podem causar danos à rede.

Para informações sobre limpeza e desobstrução na rede de esgoto, a população pode entrar em contato com a central de atendimento 24 horas do Saema pelo telefone 0800-014-4321.

Com informações do Saema