Publicado em: 10/02/2023 às 16:06
Prefeitura anuncia Muralha Digital - Atividade Delegada – Gabinete de Gestão Integrada – programas de segurança inéditos na cidade de Araras
Solenidade de assinatura de compromisso ocorreu na manhã desta sexta-feira (10), no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, com a presença de autoridades civis, secretários, representes da sociedade civil organizada, entidades de classe e militares

A Prefeitura Municipal anunciou na manhã desta sexta-feira (10) investimentos inéditos para a segurança pública de Araras. A solenidade de assinatura de compromisso ocorreu na manhã desta sexta-feira (10), no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, com a presença de autoridades locais e da região.

Dentre os investimentos está a implantação da Muralha Digital, instalação do sistema de monitoramento Muralha Digital. Integrado aos bancos de dados Detecta, do Estado de São Paulo, e Córtex, do Governo Federal, o sistema contará com 1.341 câmeras. Além disso, serão colocadas equipamentos de monitoramento em todas as escolas, nas entradas e arredores, aumentando a segurança dos alunos e funcionários.

“Hoje o dia é de comemoração. Investimento que vai nos dar uma melhor condição de segurança e efetividade no combate à criminalidade em nossa cidade”, destacou o prefeito Pedrinho Eliseu.

Na mesma linha, o delegado da Polícia Civil de Araras, Tabajara Zuliani dos Santos, comemora o investimento. “Muito feliz por este momento. Há muito tempo temos trabalhado para que isso aconteça e enfim chegou à oportunidade da cidade de Araras contar com este sistema de monitoramento de grande eficiência quando o assunto é segurança. Meus parabéns ao prefeito Pedrinho Eliseu por mais esta conquista”.

Outra novidade anunciada foi a criação do Gabinete de Gestão Integrado Municipal (GGI-M), canal de conexão de todos os órgãos de segurança pública de todas as esferas de governo para atuação no município. “Através deste projeto quem ganha é a população. Um trabalho em conjunto entre Guarda Municipal e polícias Militar e Civil que fará de Araras uma das cidades mais seguras do Estado de São Paulo”, disse o secretário municipal de Segurança Pública de Araras, Fernando Chieregatto.

Por fim, também foi firmada a parceria entre Prefeitura de Araras e Polícia Militar, através da Atividade Delegada, “Um projeto muito importante que vai possibilitar que o policial militar faça uma escala voluntária na folga dele e com isso aumentar o efetivo de PMs com todos os equipamentos necessários  além de mais viaturas nas ruas; é mais segurança ao cidadão ararense”, salientou o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de Araras, capitão Daniel Lançoni.

Na ocasião também foi firmada a parceria entre Prefeitura de Araras e Polícia Militar, através da Atividade Delegada

Participaram do evento a vice-prefeita Anete Moteiro dos Santos Casagrande, o vice-presidente da Câmara Municipal de Araras, Rodrigo Soares dos Santos e o vereador Manoel Oliveira dos Santos Filho, além de secretários municipais. Também presentes o ex-prefeito de Araras, Pedro Eliseu Sobrinho; o coordenador geral do 36º Batalhão da Polícia Militar, major Neymar Pereira dos Santos; o 1º sargento do 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Araras, Eduardo Henrique da Silva; e o comandante da Guarda Civil Municipal de Araras, Salatiel José da Silva.