Publicado em: 08/02/2023 às 11:44
Clube do Livro: 2º encontro de 2023 acontece no sábado (25)
O livro discutido será “A Jangada de Pedra”, de José Saramago
"Jangada de Pedra" foi publicado em 1986, pela Editorial Caminho

Acontece no sábado (25) o 2º encontro do Clube do Livro em 2023. A discussão deste mês será “A Jangada de Pedra”, do consagrado autor português José Saramago. A reunião acontece às 16h, online, pela plataforma Google Meet - interessados podem se inscrever clicando aqui.

Resumo da obra

Racham os Pirineus, a Península Ibérica se desgarra da Europa. Transformada em ilha - Jangada -, navega à deriva pelo oceano Atlântico. A esse espetacular acidente geológico somam-se outros insólitos que unem os quatro personagens principais do romance numa viagem apocalíptica e utópica pelos caminhos da linguagem e, por meio dela, pelos da arte e da cultura peninsulares. A ínsula ibérica vagueia ao acaso de um mar tecido de muitos mitos e história. A história dos povos ibéricos, José Saramago a conta e reconta pela memória de um narrador, múltiplo de si mesmo e dos personagens cujas andanças acompanha.

Os mitos se costuram nas pedras da fratura de que se fez a jangada. Neles se recuperam as crônicas, peregrinações de heróis anônimos ou notórios da identidade ibérica, todos notáveis, D. Quixote entre uns, os peregrinos de Santiago de Compostela na Idade Média entre outros. Narrativa perfeita na qual os fantasmas do inconsciente pousam familiarmente no cotidiano; surrealismo vigoroso que torna o incomum realidade, criando as condições oníricas para virar o mundo às avessas e, então, contar-lhe, com ironia e graça, os transtornos de erros e acertos, de enganos e desenganos. Posto assim ao contrário de si mesmo e de suas aparentes e reais firmezas, o mundo abre-se para a aventura ficcional da desconstrução das certezas das palavras e dos objetos; deixa-se viajar no estranhamento que daí decorre; reencontra-se em signos velhos e cristalizados: signos novos, contudo, nos enigmas em que se tornam, reveladores também nas fantásticas soluções narrativas que desencadeiam.

Autor

José Saramago (1922-2010) foi um escritor português, laureado com os Prêmios Camões e Nobel. O autor possui uma extensa produção literária, com títulos como “Todos os Nomes”, “Ensaio sobre a Lucidez”, “História do Cerco de Lisboa” e “Ensaio sobre a Cegueira”. “A Jangada de Pedra” foi publicado em 1986. Em 2022 foi celebrado o Centenário do autor.

Clube do Livro de Araras

O Clube do Livro é uma iniciativa independente criada pelos leitores Isabella Spatti e Danton Favaretto em 2019 com o apoio da Secretaria de Cultura.

Confira os próximos temas de discussão no Clube:

Março – “Amada” - Toni Morrison

Abril – “Floresta é o nome do mundo” - Ursula K.Le Guin

Maio – “O Pintassilgo” - Dona Tartt

José Saramago (1922-2010) é vencedor dos Prêmios Camões (1995) e Nobel de Literatura (1998)