Publicado em: 30/01/2023 às 08:54
29º Cortejo Águas de Oxalá intensifica luta contra o racismo e a intolerância religiosa
Evento, que abre a programação cultural promovida pela Prefeitura, contou com louvação aos orixás e a tradicional lavagem das escadarias da Igreja Santa Cruz

O 29º Cortejo “Águas de Oxalá”, realizado no último domingo (29), em Araras, intensificou a luta contra o racismo e a intolerância religiosa. O evento contou com a tradicional lavagem das escadarias da Igreja Santa Cruz.

A concentração teve início às 9h da manhã, na Praça “Monsenhor Quércia” (Calçadão), onde os religiosos realizaram o momento de louvação aos orixás. Na sequência percorreram as ruas da região central da cidade até a Igreja Santa Cruz, onde aconteceu a tradicional lavagem das escadarias e do entorno do local com água de cheiro.

O evento, que abre a programação cultural promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, começou no último dia 21, com Ato Ecumênico em celebração ao Dia Municipal de Luta Contra a Intolerância Religiosa (lei Municipal 4295/2009) na Câmara Municipal de Araras. No dia seguinte foram realizadas apresentações de capoeira, capoterapia e demais manifestações afro-brasileiros, no Teatro de Arena do Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”. Por fim, neste domingo (29), o tradicional Cortejo.

Histórico

Em Araras, o “Águas de Oxalá” teve início ainda na década de 80, com o babalorixá Adailton de Yansã, em parceria com o Acervo Cultural Afro-brasileiro, coordenado por Neuza Maria Pereira Lima.

No início, o evento envolvia a lavagem da escadaria sob a imagem do Cristo Redentor, no Jardim São João. Essa tradição chegou a ser esquecida por alguns anos, em função do falecimento de Adailton. No entanto, com o apoio do Município de Araras, o ato foi retomado e a lavagem passou a ser realizada na Capela de Santa Cruz.

Em 2017, o evento passou a fazer parte do calendário Turístico do Estado de São Paulo por meio da Lei 16.562 – de 31/10/2017. A ação foi organizada pela Comissão Municipal de Religiões de Matriz Africana, pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Comunidade de Terreiro Ilê Axé de Yansã, com apoio da Prefeitura.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3541-5763 (Secretaria de Cultura).